Educação

Rede pública municipal divulga cronograma de matrículas

Em decorrência de um acordo com o governo do Estado, que já teve homologação judicial com apoio do Ministério Público, alguns estudantes da rede municipal serão transferidos para escolas estaduais, atendendo ao critério de zoneamento, estipulado em lei. O movimento contrário também acontecerá pelo mesmo motivo. Todos os pais estão sendo comunicados da decisão. Ontem pela manhã, representantes das APPs das escolas envolvidas receberam detalhes das mudanças acordadas

22/10/2019

Por

Rede pública municipal divulga cronograma de matrículas

O período de matrículas na rede municipal de Jaraguá do Sul começa no dia 29, terça-feira. O calendário será aberto com a matrícula dos alunos transferidos pela Comissão de Zoneamento Escolar das escolas estaduais para as municipais e das municipais para as estaduais. Logo após serão liberadas as rematrículas dos alunos dos 1ºs aos 9ºs anos, seguido pelo período de transferência entre escolas municipais, rematrículas para os pré e novas matrículas nos prés.

A matrícula para novos alunos no ensino fundamental será liberada do dia 7 a 8 de novembro. E, encerrando o calendário, será divulgada posteriormente a data para matrículas por zoneamento de trabalho, ou seja, para os pais que desejam matricular seus filhos perto do local onde trabalham. Neste caso, serão abertas vagas conforme a disponibilidade de cada escola.

Escola municipais

29 e 30/10/2019 – Matrícula dos alunos transferidos pela comissão do Zoneamento Escolar das Escolas Estaduais para as Escolas Municipais e das Escolas Municipais para as Estaduais

31/10 e 01/11/2019 – Rematrículas dos alunos dos 1ºs aos 9ºs Anos nas Escolas Municipais.
04 e 05/11/2019 – Matrícula para alunos transferidos entre as Escolas Municipais. Matrículas para novas crianças nas Escolas Municipais- Prés. Rematrículas para os Prés nos CMEIs – crianças de Maternal II e Pré I.

07 e 08/11/2019 – Matrícula de novos alunos oriundos de outras redes de ensino.

A definir – Matrícula por zoneamento do trabalho.

Mudanças de uma rede para outra para o ano letivo 2020

Em decorrência de um acordo com o governo do Estado, que já teve homologação judicial com apoio do Ministério Público, alguns estudantes da rede municipal serão transferidos para escolas estaduais, atendendo ao critério de zoneamento, estipulado em lei. O movimento contrário também acontecerá pelo mesmo motivo. Todos os pais estão sendo comunicados da decisão. Ontem pela manhã, representantes das APPs das escolas envolvidas receberam detalhes das mudanças acordadas.

A medida envolverá, sobretudo, alunos de escolas localizadas na Ilha da Figueira, Barra do Rio Cerro, Três Rios do Norte, Ribeirão Grande do Norte e Nereu Ramos. Com isso, o Estado volta a assumir uma responsabilidade que é sua legalmente, de dividir com o Município o atendimento no ensino fundamental, e a Prefeitura de Jaraguá do Sul terá maior capacidade para abrir vagas na educação infantil. Tanto o gerente regional de Educação, Fernando Aflen, quanto a secretária municipal Ivana Atanásio Dias consideram as mudanças positivas. 

Mudanças em decorrência do acordo com o Estado

I – Ilha da Figueira

? Encerra os 9ºs. anos na EMEB Waldemar Schmitz, transferindo-os para a EEB Holando M. Gonçalves (56 alunos, 2 turmas).

? Transferência dos 5ºs. Anos da EMEB Erich Blosfeld para a EMEB Waldemar Schmitz (43 alunos, duas turmas).

? Abertura de mais 2 turmas de Pré-escola na EMEB Erich Blosfeld.

II – Barra do Rio Cerro

? Abertura dos 8º e 9º Anos na EEB Duarte de Magalhães e definição de zoneamento especial para estas turmas: * 3 turmas de 8º Ano (1 matutina e 2 vespertinas) – 80 alunos; * 3 turmas de 9º Ano (1 matutina e 2 vespertinas) – 90 alunos.

? Fechamento de duas turmas na EMEB Renato Pradi:
* 1 turma de 8º Ano – transferência de 8 alunos;
* 1 turma de 9º Ano – transferência de 8 alunos.

? Fechamento de 4 turmas na EMEB Gertrudes Milbratz:
*duas turmas de 8º Ano – transferência de 67 alunos;
*duas turmas de 9º Ano – transferência de 68 alunos.

? Transferência de alunos da EMEB Guilherme Hanemann:* 10 alunos do 8º Ano; * 14 alunos do 9º Ano; * não haverá fechamento de turmas.

III. Três Rios do Norte, Ribeirão Grande do Norte e Nereu Ramos

? Inclusão dos alunos residentes na localidade de Ribeirão Grande do Norte no zoneamento das escolas EEB Professor Lino Floriani, EMEB Vitor Meirelles e EMEB Professor Francisco Solamon:

EMEB Vitor Meirelles: * 1º Ano – 4 alunos, 2º Ano – 9 alunos, 3º Ano – 9 alunos, total de 22 alunos

EMEB Prof. Francisco Solamon: * 4º Ano – 9 alunos, 5º Ano – 11 alunos, 6º Ano – 8 alunos, 7º Ano – 9 alunos, total de 37 alunos.

? Transferência das turmas dos 4ºs anos da EMEB Vitor Meirelles para a EMEB Prof. Francisco Solamon: 112 + 9 alunos = 4 turmas (sobram três vagas).

? Transferência de alunos da EMEB Prof. Francisco Solamon para a EEB Lino Floriani: * 8º Ano – 4 turmas, 121 alunos; 9º Ano – 4 turmas, 109 alunos.

Notícias relacionadas

x