Cultura

Região prepara dois eventos exclusivos com o bandoneon

Dominado por poucos músicos no mundo, o bandoneon foi criado no século XIX, na Alemanha

04/06/2022

Por

Região prepara dois eventos exclusivos com o bandoneon

Divulgação

Dois eventos voltados à valorização do bandoneon estão programados para a região, em Jaraguá do Sul e Massaranduba, respectivamente. Dominado por poucos músicos no mundo, o bandoneon foi criado no século XIX, na Alemanha, para ser usado em igrejas. Pertence à mesma família do acordeon, da gaita de boca e do harmônio. Chegou à América do Sul com os primeiros imigrantes alemães mas teve aplicação bem diferente. Começou a se popularizar na capital argentina a partir das casas noturnas da época, onde se reuniam músicos e intelectuais, rapidamente se identificando com um gênero nascente: o tango.

Mas na região, nos últimos anos, o instrumento está sendo resgatado nos encontros de músicos, com o diferencial de que jovens estão aprendendo a dominá-lo, como se vê nas sociedades onde a festa do bandoneon é realizada. Em Massaranduba, o Bandoneonfest chega a 14ª edição e este ano vai acontecer no dia 10 de julho, na Sociedade Onde/União, bairro Patrimônio.

Vai iniciar às 9h, com entrada livre. Além dos músicos que se revezam no palco, o serviço de bar e cozinha tipicamente alemã integra a programação.  Mas, antes da 14ª Bandoneonfest será realizada em Jaraguá do Sul a 6ª Quetschkommodefest (Festa do Bandoneon), na Sociedade dos Atiradores Ribeirão Grande da Luz, no domingo, 6 de junho.

A abertura está marcada para as 9h, às 11h30mim o almoço típico e às 17h, o encerramento. O evento da tradição alemã e pomerana trará músicos de diversas cidades que se revezarão mostrando os belos acordes do bandoneon. Entrada livre.

Os dois eventos não acontecerão em 2020 e 2021 por conta da pandemia do coronavírus.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x