Regiões Metropolitanas de Joinville, Jaraguá e Planalto Norte são realidades
A Lei Complementar 788 também define os municípios que integram cada uma das regiões criadas, bem como os objetivos comuns dos três novos entes regionais

O governador Carlos Moisés sancionou no dia 30 de dezembro o projeto de lei que institui as Regiões Metropolitanas de Joinville, de Jaraguá do Sul e do Planalto Norte. A Lei Complementar 788 também define os municípios que integram cada uma das regiões criadas, bem como os objetivos comuns dos três novos entes regionais.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A RM de Joinville será formada por Joinville e Araquari, e a de RM de Jaraguá do Sul terá participação de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Já a RM do Planalto Norte será integrada por Canoinhas e Três Barras. O projeto é de origem parlamentar, proposto pela deputada estadual Paulinha.
Com as regiões oficialmente constituídas, o objetivo é que os municípios integrantes busquem soluções conjuntas para questões como transporte coletivo, saúde, saneamento, mobilidade urbana, infraestrutura e resíduos sólidos. De acordo com a lei, estas regiões metropolitanas poderão criar consórcios intermunicipais para a realização de ações, obras e serviços de interesse comum. Também contarão com maior acesso a recursos da União e de agências internacionais de fomento.
Entre as atribuições, as RMs poderão fiscalizar a preservação ambiental, o controle de uso e da ocupação do solo, a definição e a execução do sistema viário intrarregional e a utilização de incentivos técnicos, financeiros e fiscais para o estímulo da atividade econômica.
A lei sancionada define ainda os municípios que integram a área de expansão para as três RMs. Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá, São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul poderão integrar a região de Joinville. Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra poderão fazer parte da RM do Planalto Norte. Já Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder poderão ser incluídos na RM de Jaraguá do Sul.
Uma lei complementar específica estabelecerá a criação das estruturas organizacionais de governança e superintendência das Regiões Metropolitanas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!