Estadual

Representação consular da Itália deve ser ampliada em SC

A ampliação dos serviços consulares italianos em Santa Catarina está próxima de se tornar realidade, segundo o deputado estadual Vicente Caropreso

07/06/2022

Por

Representação consular da Itália deve ser ampliada em SC

Divulgação

A ampliação dos serviços consulares italianos em Santa Catarina está próxima de se tornar realidade, segundo o deputado estadual Vicente Caropreso, ex integrante do Comitê dos Italianos no Exterior, da circunscrição do Consulado do Paraná e Santa Catarina. Vicente cumpriu mandato no Com.It.Es representando a região de Jaraguá do Sul e atualmente é Devanir Danna, eleito no final de 2021.

O cônsul Salvatore di Venezia, confirmou a criação de um “Sportello Consular” em Florianópolis, estrutura vinculada ao Consulado Geral da Itália em Curitiba, que já está sendo tratada com Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, a “Farnesina”. “Nos parece realizável dentro de pouco tempo”, afirmou o cônsul, reconhecendo a demanda apresentada por parlamentares catarinenses.

Um “Sportello” é uma estrutura intermediária entre um consulado honorário, que já existe na Capital, e uma agência consular de carreira. Com a oficialização, o ministério italiano designaria pessoal específico para trabalhar no local, ampliando os serviços oferecidos e com estrutura física maior para atendimento ao público.

“Santa Catarina é o segundo Estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos. É justo e necessário que tenhamos esse instrumento para melhorar o atendimento aos descendentes ítalo-catarinenses. Reivindicamos isso há um bom tempo, reforçando o pedido também feito pelo comitê dos italianos no exterior, órgão de representação dos cidadãos italianos residentes no Paraná e Santa Catarina”, pondera o parlamentar.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x