Restauração da terra é o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024
Restauração da terra, desertificação e resiliência à seca estão sob o slogan "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração".
A campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano se concentra na restauração da terra, na desertificação e na resiliência à seca sob o slogan “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”.
O Reino da Arábia Saudita será o anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024, com foco na restauração de terras, desertificação e resiliência à seca, conforme anúncio feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Arábia Saudita.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais de divulgação ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam on-line e por meio de atividades, eventos e ações presenciais em todo o mundo.
Conteúdos em alta
De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial e ameaçando cerca de metade do PIB global (US$ 44 trilhões). O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 – sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.
A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), um apelo para a proteção e a revitalização de ecossistemas em todo o mundo, o que é fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
2024 marca o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. A décima sexta sessão da Conferência das Partes (COP 16) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) será realizada na capital saudita, Riad, de 2 a 13 de dezembro de 2024.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline