Economia

Retomada da economia reflete em aumento da arrecadação em SC

Em comparação com o mês anterior, o crescimento foi de 17,5%

05/09/2021

Por

No mês de agosto, a arrecadação total catarinense atingiu R$ 3,6 bilhões. Um recorde histórico de acordo com dados da Secretaria de Estado da Fazenda divulgados na quarta-feira, 1º de setembro. Em comparação com o mês anterior, o crescimento foi de 17,5%.

“Neste mesmo período no ano passado, o Estado dava os primeiros passos para sair da crise, que atingiu Santa Catarina, sobretudo entre os meses de abril e junho. Em comparação com agosto de 2020, a arrecadação cresceu 44,4%, um número bem expressivo”, salientou a diretora de Administração Tributária da Fazenda, Lenai Michels.

A arrecadação em Santa Catarina tem crescido sem aumento de impostos. A alíquota do ICMS que incide sobre a gasolina, por exemplo, continua igual, em 25%, o menor percentual do Brasil. O valor efetivo cobrado de imposto sobre cada litro varia conforme os preços praticados pelos postos de combustíveis, determinados pela Petrobras e pelo mercado, sem ingerência dos governos estaduais e seus gestores.

Geração de empregos e abertura de empresas

Os bons resultados conquistados pelo Estado refletem também na geração de empregos, por exemplo. De janeiro a julho de 2021, Santa Catarina criou 139,4 mil novos postos de trabalho, terceiro melhor resultado do País, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Ministério da Economia no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados na última semana. Outro ponto positivo é a abertura de empresas. No acumulado de 2021, Santa Catarina conta com um saldo positivo de 87.457 novos negócios, alta de 41,80% em relação ao mesmo período em 2020, segundo análise da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), também apresentada no final de agosto.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x