Especiais

Rio Cerro II terá domingo o Advento com Cítaras

A cítara é um instrumento com 32 cordas ou mais, variando de um modelo para outro, de origem austríaca/alemã – região do Tirol – também conhecida por cítara germânica ou cítara-concerto

05/12/2019

Por

Rio Cerro II terá domingo o Advento com Cítaras

Faz alguns anos o Centro Cultural Neue Heimat deu início ao resgate da música de cítara e mantém uma escola, talvez a única do Brasil pelo que se tem conhecimento. A cítara é um instrumento com 32 cordas ou mais, variando de um modelo para outro, de origem austríaca/alemã – região do Tirol – também conhecida por cítara germânica ou cítara-concerto.

A escola jaraguaense ensina a arte de tocar cítara-concerto, com orientação da musicista Lúcia Menarin, de Castro, no Paraná. O instrumento é antigo, mas pouco conhecido do grande público. O Centro Cultural Neue Heimat se preocupa em resgatar a singela sonoridade das cítaras, que é levada, também, às escolas, por meio do projeto “Resgate cultural da cítara”.

No domingo, 8 de dezembro, às 14h30min, a Comunidade Luterana Cristo Bom Pastor, do Rio Cerro II, terá o privilégio de participar do Advento com Cítaras, com entrada livre. O projeto de resgate da cítara tem a chancela do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, tendo como patrocinadores a Indumak e a Duas Rodas.

Notícias relacionadas

x