Rua Vera Fischer Miss Brasil: a curiosa via de Jaraguá do Sul que resistiu à mudança de nome
Foto: IA/JDV
Você já ouviu falar da Rua Vera Fischer Miss Brasil, no Centro de Jaraguá do Sul? Pois é, o nome curioso da via é uma homenagem à atriz catarinense que ganhou fama nacional ao ser eleita Miss Brasil em 1969, quando tinha apenas 18 anos.
Natural de Blumenau, Vera Fischer se tornou um símbolo de beleza e talento, conquistando destaque no cinema e na televisão brasileira.
A escolha do nome da rua foi feita logo após a sua coroação, em 1969, por meio de um projeto de lei apresentado pelo então vereador Clemenceau do Amaral e Silva (PSD). A proposta foi aprovada por unanimidade, destacando a importância da conquista de uma catarinense no cenário nacional.
Conforme a historiadora Silvia Kita, em sua obra “Pelas Ruas da Memória”, à epoca o vereador destacou que decidira prestar essa homenagem para prestigiar a beleza da mulher brasileira. “Além disso, ela morou alguns meses em Jaraguá do Sul, quando menina”, pontuou o parlamentar.

A polêmica da mudança de nome da rua Vera Fischer
Até aí, tudo certo. Mas em 2013 surgiu uma polêmica: afinal, a legislação municipal e até a Constituição Federal proíbem a nomeação de ruas em homenagem a pessoas ainda vivas. E a Vera Fischer, afinal, segue viva 56 anos após ter virado nome de rua.
O argumento de quem defendia a troca, portanto, era simples: o município estaria ferindo a Lei Orgânica e incorrendo em erro ao manter a homenagem. Acontece que alterar o nome da rua significaria um enorme transtorno para os moradores e, por conta disso, a ideia de rebatizar a rua acabou ficando apenas no debate.
Conteúdos em alta
E, assim, a Rua Vera Fischer Miss Brasil (apenas Rua Vera Fischer, na placa) segue firme e forte até hoje em Jaraguá do Sul, resistindo às tentativas de mudança e carregando o nome de uma ilustre e viva catarinense.