Economia

Safra da pitaia tem crescimento de 75% maior que 2021 em SC

Estimativas preliminares apontam que a área de produção é em torno de 236 hectares

28/06/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Safra da pitaia tem crescimento de 75% maior que 2021 em SC

Ascom/Epagri

Santa Catarina finaliza a safra da pitaia com mais de 1.750 toneladas comercializadas, um crescimento de 75% em comparação à safra 2020/2021 e um movimento econômico de 7 milhões no Estado. Mais de 90% da fruta foi produzida no sul catarinense. O levantamento de produção foi feito pela Epagri em conjunto com duas cooperativas. 

De acordo com o engenheiro-agrônomo Ricardo Martins, extensionista rural da Epagri em Maracajá, grande parte do aumento de produção se deve à transformação dos pomares jovens em adultos e não ao aumento da área plantada. 

“O principal destino da fruta no mercado interno foi principalmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil. E uma pequena parte da produção do estado também foi exportada para o Canadá”, diz.

Estimativas preliminares apontam que a área de produção é em torno de 236 hectares, envolvendo aproximadamente 275 famílias. 

Apesar do crescimento, Martins afirma que o volume ficou abaixo das expectativas da Epagri, que esperava atingir o dobro da produção da safra passada, ou seja, acima de 2 mil toneladas.

Para ele, vários fatores influenciaram no rendimento da safra, sendo o principal deles o clima.

Mesmo assim, o engenheiro-agrônomo avalia que os números são bons e mostram que a pitaia é mais uma opção de diversificação e geração de renda na pequena propriedade rural em Santa Catarina, contribuindo na qualidade de vida e manutenção do pequeno produtor.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x