Salão Barg: Resgatando memórias e celebrando o Dia do Patrimônio
O Salão Barg se posiciona não apenas como um nome, mas como uma instituição. Sua imponente arquitetura enxaimel, erguida em 1941, é um testemunho silencioso das histórias e tradições que formaram nossa cultura.

O poder de uma pedra ou de um tijolo não está apenas na sua forma física, mas na história que ela carrega. Dentro das terras do Conjunto Rural Rio da Luz, um edifício se ergue com uma importância transcendente: o Salão Barg, da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz. No período que antecede o Dia do Patrimônio, é vital reconhecer a relevância deste monumento, que se destaca não apenas como uma estrutura, mas como o epicentro de nossa tradição e legado.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
O Conjunto Rural foi palco em 17 de agosto, celebrando um evento que estabelece um elo com o passado: o Dia do Patrimônio. Entre os muitos pontos de referência que simbolizam este dia, a Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz, amplamente reconhecida como Salão Barg, tem um lugar especial. Resguardado pelo Decreto de Tombamento Municipal 10.475/2015, este marco histórico foi estabelecido em 15 de agosto de 1915 e, em sua trajetória, adotou nomes como Salão Mathias e Salão Voigt.
O Dia do Patrimônio não é meramente uma data em nosso calendário, mas um chamado à valorização e ao apreço da herança que definiu quem somos. O Salão Barg se posiciona não apenas como um nome, mas como uma instituição. Sua imponente arquitetura enxaimel, erguida em 1941, é um testemunho silencioso das histórias e tradições que formaram nossa cultura.
Entretanto, o evento de celebração do aniversário do Salão e do Dia do Patrimônio ocorrerá em 19 de agosto, sábado, iniciando às 18h, na sede social, e contará com a melodia envolvente da Banda D’Fiebes de Timbó.
É imperativo destacar que o valor do Salão Barg não se limita às suas paredes robustas. Ele é o reflexo da vibrante comunidade, tendo sido cenário de inúmeras atividades que consolidam nossa identidade. Ao longo das décadas, os sons das competições de tiro ao alvo e tiro ao pássaro (vogelschiesse) ecoaram por suas salas. Em cada recanto, emocionantes competições de caneco e dados se tornaram parte de sua alma.
Além disso, uma diversificada coleção de troféus, feitos de materiais como ferro, madeira e porcelana, adornam o museu de pequeno porte do Barg. Esses troféus retratam o valor e o espírito dos atiradores e competidores que participaram ao longo dos anos.
Convidamos a todos, neste Dia do Patrimônio, a honrar não só as histórias que o Salão Barg preserva, mas também a intrincada teia cultural e histórica que ele simboliza. (Ademir Pfiffer – Historiador e Youtuber)
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital