Jaraguá do Sul

Samae entrará em 2024 no mercado livre de energia

Dentro desse mercado livre de negociação, os consumidores podem comprar energia alternativa ao suprimento da concessionária local.

10/11/2023

O Samae de Jaraguá do Sul realizou processo licitatório para aquisição de energia elétrica no mercado livre, a partir de 2024. Em maio, por meio da equipe técnica da Samae, a autarquia iniciou os estudos, que demonstraram potencial para viabilizar a compra de energia elétrica para as maiores unidades consumidoras da autarquia, que são as estações de tratamento de água e esgoto e as elevatórias, que representam 70% do consumo total. 

Samae entrará em 2024 no mercado livre de energia

Já existe empresa vencedora e a previsão de início é fevereiro. O mercado livre de energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica. Nele, os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais.

 

Dentro desse mercado livre de negociação, os consumidores podem comprar energia alternativa ao suprimento da concessionária local. Além de negociar o preço da energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores e escolher quem será o seu fornecedor de energia. 

 

O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, entende que os custos de energia devem diminuir, haja vista que a conta de energia aumenta todo ano além da inflação e, ao mesmo tempo, maximizar o desempenho das operações. 

 

“Outro benefício é que não estaremos mais sujeitos às bandeiras tarifárias. Com essa iniciativa, o consumo de energia incentivada será de 1,16 MW médios”, explicou. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x