Jaraguá do Sul

Samae está finalizando a licitação para a construção da ETE Centenário

Samae está finalizando a licitação para a construção da ETE Centenário. Uma construtora de Fortaleza, Ceará, deve ficar responsável pelas obras

28/03/2024

Samae está finalizando a licitação para a construção da ETE Centenário

Uma construtora de Fortaleza, Ceará, deve ficar responsável pelas obras civis e serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e equipamentos para implantação e operação assistida da nova estação de tratamento de esgoto Centenário.

 

 

O investimento será de mais de R$ 45 milhões e o prazo de execução em 28 meses. O pagamento será feito via financiamento global de R$ 120 milhões feito pela Prefeitura, para infraestrutura, junto ao BRDE.

 

Samae

Samae está finalizando a licitação para a construção da ETE Centenário. Uma construtora de Fortaleza, Ceará, deve ficar responsável pelas obras

 

 

Samae Jaraguá do Sul se destaca em relação ao saneamento, possuindo sistema público de coleta e tratamento de esgoto. Conta com quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) localizadas nos bairros Água Verde, Ilha da Figueira, Nereu Ramos e Parque Malwee. O atual índice de cobertura com tratamento de esgoto, em área urbanizada, é de aproximadamente 90%, sendo um dos melhores de Santa Catarina.

 

 

A área construída total da ETE Ilha da Figueira, a maior do sistema, é de 2.854 m², dimensionada para vazão média de 131 litros/s. Está em operação de 15 de setembro de 2002. A sua capacidade está exaurida.

 

 

Visando melhorar o seu sistema de tratamento atual, aumentar a capacidade para novas ligações de esgoto, e prevendo um crescimento demográfico e urbano na região, é necessária a execução de uma nova estação de tratamento de esgoto.

 

 

Por isso, o Samae Jaraguá do Sul realizou processo licitatório para execução uma nova Estação de Tratamento de Esgoto. O projeto executivo é de 2021. A estação de tratamento de esgoto – ETE Centenário Samae foi projetada para uma vazão média final de plano de 275 l/s, atendendo a totalidade de 129.995 habitantes, estando previsto nesta estimativa populacional o crescimento habitacional devido o desenvolvimento econômico do norte do estado, o desvio da BR 280, e a possibilidade de atendimento de municípios vizinhos.

 

 

Nesta primeira etapa de investimento, a estação está projetada para receber uma vazão média de 151,51 l/s e o atendimento de 68.555 habitantes. A implantação da ETE Centenário irá ocorrer na rua Germano Wagner, em uma área de 44.135,39 m² de terreno.

 

 

O prazo de execução dos serviços será de até 840 dias contados a partir da data do recebimento da Ordem de Serviço, totalizando 28 meses de obra, podendo ser prorrogado na forma da Lei. A ordem de serviço será entregue no início de abril.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x