Geral

Samae reforça modo correto da ligação do esgoto e água da chuva

O uso correto da rede de esgoto e de águas pluviais faz parte da campanha que o Samae de Jaraguá do Sul está realizando junto à comunidade

13/08/2021

Por

Samae reforça modo correto da ligação do esgoto e água da chuva

O uso correto da rede de esgoto e de águas pluviais faz parte da campanha que o Samae de Jaraguá do Sul está realizando junto à comunidade, como forma de orientar e cobrar o serviço dentro dos padrões exigidos pela legislação. O próprio presidente da autarquia, Ademir Izidoro, tem realizado entrevistas nos meios de comunicação para repercutir o real objetivo da demanda.

Leia mais:

O foco da campanha é explicar que as águas provenientes das chuvas, sejam das calhas das casas, ou as que escorrem naturalmente, devem ser ligadas à rede de drenagem pluvial e as águas servidas (esgoto doméstico), exclusivamente na rede coletora. “Elas jamais podem ser misturadas, porque isso é que causa os maiores problemas, prejudicando até mesmo o tratamento do esgoto”, reforça.

Ademir observa que em dias de chuva forte, as redes ligadas indevidamente causam muitos transtornos, fazendo com que os efluentes transbordem e se espalhem pelas ruas, ou retornem para dentro dos imóveis particulares e até mesmo das residências. Como isso tem continua acontecendo em algumas ocasiões, está sendo lançada a campanha de conscientização.

O presidente do Samae diz também que ações de fiscalização estão sendo reforçadas para identificar as residências e estabelecimentos com ligações irregulares, havendo a possibilidade de multa por descumprimento.

A fiscalização busca antes informar e orientar, dando oportunidade de regularização da situação. Denúncias de mau cheiro devido ao esgoto podem ser feitas pelo 2106-9100 ou 115 (no Samae) e, também, pelo 156, Ouvidoria da prefeitura.

O material da campanha traz os detalhes, inclusive visuais, da ligação correta e, também, mostra que está errado ligação do esgoto doméstico na drenagem pluvial e ou a ligação da água da chuva na rede de esgoto.

A ligação do esgoto doméstico à rede coletora deve ser feita pelo proprietário, com liberação prévia do Samae.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x