Santa Catarina é referência em doações e transplantes de órgãos
Santa Catarina é referência em doações e transplantes de órgãos. Ocorreram 566 notificações de potenciais doares com 232 doações efetivadas
Santa Catarina é referência em doações e transplantes de órgãos – A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), promoverá entre os dias 20 e 23 de novembro, o III Fórum Internacional do Sistema Nacional de Transplantes, a Oficina de Gestão das Centrais Estaduais de Transplantes e o XXX Curso Estadual de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes de Santa Catarina, simultaneamente. O Ministério da Saúde e o SC Transplantes organizam o evento, que ocorrerá no auditório do Hotel Cambirela, em Florianópolis, para comemorar os 25 anos de atividade.
“O SC Transplantes chega ao seu 25º aniversário, comemorando bons resultados que têm colocado em destaque o trabalho que é feito em nosso estado. Na semana que vem faremos mais uma vez uma atividade que tem sido a base de todas as nossas ações.
Um curso envolvendo coordenadores de transplantes de Santa Catarina, transplantadores e coordenadores de transplantes de
outros estados da federação, além de convidados de outros países com sistema de transplantes eficientes.
Um destaque para a presença da diretora da Organização Nacional de Transplantes, da Espanha, país que tem 30 anos de
liderança no mundo e que inspirou muito do nosso trabalho”,
destaca o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade.

Em Santa Catarina, até setembro, ocorreram 566 notificações de potenciais doares de órgãos e tecidos humanos, com 232 doações efetivadas, representando 41%. E, Jaraguá do Sul, a Associação Hospitalar São José registrou 16 notificações, com 8 doações, ou seja, 50%.
Conteúdos em alta
Na macrorregião Norte e Nordeste de SC, com 15 hospitais participantes, houve no período 95 notificações e 41 doações. De janeiro a setembro, realizaram-se 1.133 transplantes, com maior quantidade de córneas e rins transplantados no Estado.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital