Economia

Santa Catarina faz reunião para discutir abastecimento de grãos

Segundo o site do governo, o abastecimento de milho é um dos principais gargalos do setor produtivo

12/11/2021

Por

Santa Catarina faz reunião para discutir abastecimento de grãos

Divulgação / SAR

As oportunidades para aumentar a oferta de grãos disponíveis para a fabricação de ração animal em Santa Catarina, foram o tema da reunião da Câmara de Desenvolvimento da Agroindústria da Fiesc. Segundo o site do governo, o abastecimento de milho é um dos principais gargalos do setor produtivo e o cultivo de cereais de inverno tem se mostrado uma alternativa viável para suprir a demanda interna.

“Esse ano nós já vamos comemorar os bons resultados do cultivo de cereais de inverno em Santa Catarina e sabemos a importância desse elo para a competitividade da cadeia produtiva de carnes no estado. Nós temos, aproximadamente, um milhão de hectares disponíveis e que podem ser cultivados no inverno, isso nos traz um horizonte de grandes oportunidades tanto para os produtores quanto para as agroindústrias”, destaca o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

O trigo, aveia, centeio e cevada – cultivados nas épocas mais frias do ano – podem representar uma renda extra para os produtores e também suprir a demanda da cadeia de proteína animal. Desde 2013, os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudam os aspectos nutricionais e econômicos dos cereais de inverno. A intenção é identificar quais cultivares são mais adequados para ração animal, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x