Santa Catarina mantém a mais baixa alíquota de IPVA do Brasil
Formas de pagamento com três alternativas aos proprietários
A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina divulgou na quinta-feira (5) o calendário de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2023. As alíquotas aplicadas em SC estão mantidas: 2% para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros e 1% para veículos de duas ou três rodas, usados no transporte de carga/passageiros e os destinados à locação.
“Santa Catarina manteve a mesma alíquota do IPVA e o imposto catarinense é menor do que o praticado em praticamente 90% dos estados. Por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm alíquota de 4%, os mais caros do país e o dobro do nosso Estado”, explica o secretário Cleverson Siewert.
A base de cálculo do IPVA é o valor do veículo e leva em conta a chamada tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O imposto considera o mercado automotivo catarinense. Atualmente, o Estado tem 5.756.952 veículos registrados em sua frota, dos quais 4.720.804 pagam impostos.
Formas de pagamento com três alternativas aos proprietários
O contribuinte tem hoje três alternativas para o pagamento do IPVA: Em cota única, o imposto deve ser quitado até o final de cada mês – o prazo para placas com final 1 vai até 31 de janeiro.
Quem optar pelo pagamento parcelado em três vezes, sem juros, precisa fazer o pagamento da 1ª quota até o dia 10 de cada mês, de acordo com o final de cada placa – placas com final 1 têm até a próxima terça-feira, 10 de janeiro, para pagar a primeira parcela.
Conteúdos em alta
Também é possível parcelar o IPVA em até 12 vezes pelo cartão de crédito por meio de uma empresa credenciada. Esta opção se dá por operação financeira semelhante a um empréstimo e terá incidência de custos de financiamento, incluindo juros e demais encargos acrescidos às parcelas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!