Estadual

Santa Catarina registra chuvas acima da média para mês de outubro

É o que apontou o Boletim Hidrometeorológico Integrado divulgado na última sexta-feira (5)

08/11/2021

Por

Santa Catarina registra chuvas acima da média para mês de outubro

Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina registrou chuvas acima da média climatológica para o mês de outubro no Oeste, Litoral Norte, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. É o que apontou o Boletim Hidrometeorológico Integrado divulgado na última sexta-feira (5). Apesar das chuvas no Estado, alguns municípios do Oeste permanecem com o abastecimento urbano afetado pelos efeitos da estiagem que se prolonga desde 2019.

Historicamente, os volumes de chuva esperados para outubro são altos, com média climatológica entre 175 e 200 mm na metade Oeste e entre 125 e 175 mm no Leste, de forma geral.  Essa média foi superada nas regiões Oeste, da Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde os volumes de precipitação registrados variaram de 200 a 300 mm, com casos pontuais que se aproximaram dos 400 mm. Nas áreas do Leste de SC, os altos acumulados de chuva estão relacionados à circulação marítima. No Oeste, a atuação de áreas de baixa pressão combinadas com calor e umidade favoreceram a ocorrência de temporais.

Os registros que indicaram menores volumes de chuva, durante o mês de outubro, foram nos Planaltos e no Litoral Sul, onde os índices não atingiram a média climatológica para o período.

De acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS), quase 27% dos municípios catarinenses estão em situação de normalidade em relação à seca, cerca de 61% registraram seca fraca e pouco mais de 12% seca moderada.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x