Santo Amaro da Imperatriz declara calamidade pública com 1.500 pessoas fora de casa após chuvas
Defesa Civil municipal afirma que à medida que a chuva e os estragos foram aumentando, não houve mais capacidade de resposta da prefeitura
06/12/2022
Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, é um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas que assolam a região desde a semana passada. Nesta segunda-feira (5), cerca de 1.500 pessoas estão fora de casa.
Segundo o diretor Defesa Civil de Santo Amaro da Imperatriz, Adriano de Medeiros Caldas, à medida que a chuva foi evoluindo, os estragos foram aumentando, por isso o decreto de situação de emergência evoluiu para calamidade.
“Em função da prefeitura não ter mais capacidade de resposta, até porque atingimos três níveis da federação: caiu um ponto da BR-282; desabastecimento de água no município e grande parte na Grande Florianópolis, já que quatro adutoras saem de Santo Amaro para abastecer a região. Além disso, quase que em todo o município houve a falta de energia elétrica”, detalha Caldas.
O amanhecer com chuva causou mais preocupação nesta segunda. Um abrigo da prefeitura foi montado na Igreja Matriz, onde muitos moradores que perderam todos os pertences esperam a doação de ajuda de voluntários.
“Muitas pessoas perderam tudo, não têm nem colchão para dormir.” Outras desalojados estão em cidades vizinhas, na casa de amigos e parentes, esperando que o nível da água baixe e as chuvas parem.
Conforme o diretor, das cinco pontes que levam ao município, apenas uma está acessível. “Hoje acesso Sul está sendo pela Ponte do Gole, que está comprometida para veículos grande, só passam veículos leves. Duas pontes estão comprometidas, duas totalmente inacessíveis e apenas uma em que é possível acessar normalmente”, reitera.
Até o momento, o governo estadual destinou cerca de 90 itens de assistência humanitária ao município, incluindo cesta básica de alimentos para sete dias, kits de higiene pessoal e de limpeza doméstica.
Conteúdo original publicado por ND+
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!