São João do Itaperiú sedia evento que marca a abertura da colheita do arroz em SC
A programação inclui atividades técnicas em campo, palestras sobre produtividade e mercado e a tradicional colheita simbólica.
O município de São João do Itaperiú será palco da 8ª Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2026. O evento ocorre na Fazenda Limoeiro e reúne produtores, técnicos, lideranças do agronegócio e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor.
Abertura da safra 2026
Realizado pela Urbano Alimentos, em parceria com a Epagri e o SindArroz-SC, e com apoio da Prefeitura de São João do Itaperiú, o evento marca oficialmente o início da colheita da safra catarinense de arroz.
Para o prefeito Rovâni Delmonego, sediar a abertura é motivo de orgulho. “É uma grande satisfação para o município. O evento valoriza o trabalho do produtor e reforça nossa importância no cenário agropecuário catarinense”, afirmou.

Programação completa
- 22 de janeiro: Dia de Campo Urbano Alimentos, com circuito técnico nas lavouras, estandes e palestra “Desafios para altas produtividades no arroz irrigado”, com o engenheiro agrônomo Leandro Furlan Cesconetto.
- 23 de janeiro: Palestra “Análise e tendências do mercado do arroz”, com Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior (Conab), colheita simbólica da lavoura, lançamento do projeto SC + Arroz, visitação aos estandes e almoço de confraternização.
Como isso impacta sua vida?
O fortalecimento da cadeia produtiva do arroz impulsiona a economia regional, promove inovação no campo e valoriza o trabalho dos agricultores. Para São João do Itaperiú, sediar o evento traz visibilidade, atrai investimentos e reforça o papel estratégico do município no agro catarinense.
Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.