Saúde e Desenvolvimento Rural traçam metas para ação conjunta em Jaraguá do Sul
Uma das definições do encontro é o desenvolvimento de um projeto de hortoterapia
16/02/2022
O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Marcos Voltolini, para tratar de estratégias intersetoriais. Também participaram do encontro o responsável pela articulação dos serviços nas 46 hortas comunitárias de Jaraguá do Sul, Wilmar Roweder, e a nutricionista Thais Cristina Cabral Piotto.
Conforme Alceu, no âmbito do SUS, a perspectiva de Promoção da Saúde procura desenvolver ações que atuem em aspectos que incidam sobre o processo saúde-doença, incentivando formas mais amplas de intervenção sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde vivem.
Segundo a nutricionista Thais Cabral Piotto, nos últimos anos foram publicados diversos estudos mostrando o papel positivo do hábito de cultivar hortas para a saúde mental, para um estilo de vida favorável à promoção de saúde, para a qualidade de vida na longevidade, para estimular o autocuidado e para adoção de mudanças nos hábitos nocivos de vida como sedentarismo, sobrepeso/obesidade, tabagismo, alcoolismo e outras doenças.
O secretário Marcos Voltolini relatou que são inúmeros os relatos positivos das famílias que participam das hortas comunitárias. De acordo com ele as pessoas comentam que, após começarem a frequentar as hortas, sentem mais disposição e saúde. “Para muitos é como uma terapia. Eles esquecem os problemas, relaxam mexendo na terra e colhem alimentos saudáveis”, destaca.
Uma das definições do encontro é o desenvolvimento de um projeto de hortoterapia que terá parceira da Unisociesc. Quem cuida de plantas e flores em casa, no jardim, ou em algum espaço, conhece os efeitos benéficos dessa atividade, fazendo bem para o corpo e para a mente.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!