Siga o JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região no Google
E veja as notícias de Jaraguá do Sul e região com destaque nas suas buscas.
Sáude pública fecha o ano com números positivos
Hoje, em Jaraguá do Sul, crianças acima de 60 dias também não aguardam em fila de espera. Por isso, fizemos muitos mutirões e vários atendimentos durante o ano”, avalia a diretora
O ano ainda não terminou, mas os números apresentados pela Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul mostram que o município deve despontar este ano, entre todos com mais de 100 mil habitantes, com a menor taxa de mortalidade infantil de nascidos vivos até um ano de idade. “Já tivemos taxas de dois dígitos e hoje estamos com 3.7. É fantástico! A Organização Mundial de Saúde aceitável s até 10 mortos entre 100 nascidos vivos, por exemplo. E nós devemos fechar o ano com algo em torno de 3.7”, diz a diretora da Secretaria de Saúde, Niura Demarchi dos Santos. Que atribui este índice ao trabalho que começa na ponta do processo de atendimento feito pelos agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem entre outras ações realizadas dentro das unidades de saúde.
“ Hoje, em Jaraguá do Sul, crianças acima de 60 dias também não aguardam em fila de espera. Por isso, fizemos muitos mutirões e vários atendimentos durante o ano”, avalia. Os profissionais das unidades de saúde também se depararam com situações inusitadas, como o avanço da febre amarela pelo país no primeiro semestre deste ano. “Tínhamos que estar atentos. Houve relatos de animais (macacos) mortos em localidades diferentes do município. Nossas equipes e da própria Fujama estiveram nestes locais para coletar amostras do sangue destes animais – alguns inclusive ainda vivos – para verificar se estavam ou não contaminados. Paralelo a isso, vacinamos o maior número de pessoas contra febre amarela, chegando a um índice de 80%”, destaca o secretário de Saúde, Alceu Moretti.
“Temos ainda um público que precisa ser vacinado, mas acredito que Jaraguá do Sul sempre tenha saído na frente no que diz respeito às imunizações”, avalia o secretário Alceu Moretti. No caso específico do sarampo, 100% das crianças de 0 a 1 ano já tomaram a vacina. “Já na faixa etária de 1 a 5 anos 90% já foi imunizada. O público agora, até 49 anos é que precisa tomar a vacina. Tivemos algo em torno de 80% de toda nossa população imunizada. Por isso, é muito importante também que essas pessoas tomem a dose única da vacina do sarampo. É vital que a população se conscientize”, defende o secretário.
Prêmios – Além do intenso trabalho de prevenção, a saúde pública jaraguaense também teve ações desenvolvidas localmente, mas reconhecidas e premiadas Brasil a fora este ano: os protocolos de Enfermagem e da Língua Presa obtiveram premiações junto ao Ministério da Saúde. “Em relação ao Protocolo de Enfermagem foi um trabalho que começou em 2018 e foi ampliado em 2019, dando toda a ênfase para que pudéssemos diminuir as filas, atender melhor a nossa população, buscando o entendimento da classe médica, da população e entre toda a equipe da Secretaria de Saúde”, destaca o secretário.