SC tem projeto de quase 400 km de ferrovias: veja qual será o custo

Foto: Gustavo Rotta/Divulgação/Porto de SFS
Santa Catarina está se preparando para um novo capítulo em sua infraestrutura logística com projetos ferroviários que somam quase 400 quilômetros de extensão e prometem transformar o transporte de cargas no estado.
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Corredor entre Chapecó e Correia Pinto
O projeto de maior extensão é o ramal ferroviário entre Chapecó e Correia Pinto, com 319 quilômetros de trilhos previstos. Esse corredor vai conectar o Oeste catarinense à região serrana, facilitando o escoamento da produção agrícola, industrial e de grãos.
O contrato para a elaboração do projeto já está em andamento e deve seguir até o fim de 2025. Estima-se que US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,7 bilhões) sejam aplicados somente nessa ferrovia, o que demonstra o peso estratégico da obra para a economia estadual.
Ferrovia dos Portos: ligação entre Araquari e Navegantes
Outro projeto importante é a Ferrovia dos Portos, que terá aproximadamente 62 quilômetros de extensão e conectará as regiões de Araquari a Navegantes. Esse corredor logístico, que deve custar US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) deve reforçar o transporte intermodal entre os portos do Norte catarinense, como Itapoá, São Francisco do Sul e o terminal de Navegantes.
O início do projeto executivo da Ferrovia dos Portos também está previsto para 2025, dentro de um pacote de investimentos voltados à modernização e ampliação da malha ferroviária catarinense.
Investimentos somam R$ 12 bilhões
Somados, os dois projetos ultrapassam a marca de R$ 12 bilhões em investimentos. A intenção é reduzir o custo logístico para o setor produtivo, atrair novas empresas e desafogar as rodovias estaduais, historicamente sobrecarregadas com o tráfego de cargas.
Marco legal ferroviário está em consulta pública
Para garantir segurança jurídica nas futuras concessões e permitir maior participação do Estado na gestão ferroviária, o governo de Santa Catarina lançou, em fevereiro, uma consulta pública sobre a minuta da nova Lei Estadual de Ferrovias.
A proposta legislativa autoriza o Estado a licitar trechos ferroviários próprios e ainda permite a delegação de ramais federais cujas concessões estão próximas do vencimento. A sociedade pôde participar com sugestões durante um período de 30 dias.
Modernização logística coloca SC na rota do futuro
Com o avanço desses projetos, Santa Catarina busca consolidar uma infraestrutura logística mais eficiente e sustentável, promovendo a integração entre regiões produtoras e polos portuários. A aposta no modal ferroviário reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e a competitividade estadual.