Geral

Schroeder perde o ex-prefeito Aldo Pasold. Corpo vai ao crematório no domingo

Morreu na manhã deste sábado, 20 de julho, em Curitiba, aos 75 anos, o ex-vereador e ex-prefeito de Schroeder, Aldo Romeo Pasold.

20/07/2019

Por

Schroeder perde o ex-prefeito Aldo Pasold. Corpo vai ao crematório no domingo

Morreu na manhã deste sábado, 20 de julho, em Curitiba, aos 75 anos, o ex-vereador e ex-prefeito de Schroeder, Aldo Romeo Pasold. Faleceu no Hospital Pilar, depois de uma intervenção cirúrgica.

Aldo era uma pessoa de grande expressão política e um líder comunitário nato, marcando a história política do município que completa em outubro 55 anos de emancipação político-administrativa.

Foi o primeiro presidente da Câmara, na primeira legislatura, com apenas 21 anos. Foi prefeito em dois mandatos, sucedendo a Ludgero Tepassé e Helmuth Germano Mortiz Hertel, respectivamente. Aldo foi vereador e presidente da Câmara na primeira legislatura, de 15 de novembro de 1965 a 31 de janeiro de 1970.

Exerceu dois mandatos como prefeito, de 31 de janeiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973 e de 1º de fevereiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988. Prestou inestimáveis serviços à comunidade como político, líder comunidade, empresário e conselheiro.

Era casado com Iris Brandenburg Pasold, deixando filhos e netos. O prefeito Osvaldo Jurck decretou na manhã deste sábado (20), luto oficial por três dias. Em menos de um ano Schroeder perdeu dois ex-prefeitos. Agora são três ex-prefeitos eleitos falecidos, considerando Ludgero Tepassé (morto no ano passado) e Helmuth Hertel.

Paulo Roberto Gneipel, prefeito provisório de 3 de outubro de 1964 a 31 de janeiro de 1965, também é falecido. No primeiro mandato como prefeito, Aldo Pasold teve como vice-prefeito Gerhard Zastrow e no segundo mandato, Ademar Piske.

Segundo informações da família, o corpo de Aldo Pasold deve chegar em Schroeder por volta das 17h30/18h deste sábado e será velado na Igreja da Paz. Às 14h de domingo será feita encomendação do corpo, de onde será encaminhado para o Crematório Catarinense, em Nereu Ramos (Jaraguá do Sul), onde será feita a cerimônia de despedida final para familiares e amigos.

Notícias relacionadas

x