Cotidiano | 03/11/2025 | Atualizado em: 03/11/25 ás 12:39

Schützenfest 2025 terá bebedouros gratuitos com água potável

PUBLICIDADE
Schützenfest 2025 terá bebedouros gratuitos com água potável

Foto: PMJS/Divulgação

A 35ª Schützenfest, que começa nesta quinta-feira (6) em Jaraguá do Sul, chega com uma proposta voltada à sustentabilidade e ao bem-estar do público. Entre as principais novidades deste ano, o evento contará com 12 bebedouros de água potável distribuídos gratuitamente em pontos estratégicos do parque. A iniciativa é uma ação conjunta da Prefeitura, do Samae e da Comissão Central Organizadora (CCO) para incentivar o consumo consciente e reduzir o uso de copos descartáveis.

Água potável e tradição lado a lado

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “os bebedouros estarão posicionados em quatro áreas estratégicas, onde os visitantes poderão se hidratar utilizando seus próprios copos ou o tradicional caneco de chope, fortalecendo a cultura de sustentabilidade e o uso consciente dos recursos”.

A proposta também busca equilibrar o consumo de chope e água, tornando a experiência na Schützenfest mais saudável e responsável durante o evento.

Coleta seletiva e resultados expressivos

Além da instalação dos bebedouros, o Samae novamente será responsável pela coleta seletiva dos resíduos. O trabalho, que já se tornou tradição, garante que o material reciclável seja encaminhado corretamente às cooperativas credenciadas.

Os resultados mostram a adesão crescente do público: em 2019, foram quase nove toneladas de recicláveis coletadas; em 2022, sete toneladas; em 2023, pouco mais de sete; e, em 2024, o número chegou a 9,94 toneladas, quase o dobro do período anterior à pandemia.

“Esses números mostram que a participação do público no descarte correto dos materiais é fundamental, sendo uma ação simples que faz toda a diferença para a sustentabilidade”, afirma o diretor de Gestão Urbana do Samae, Deverson Simioni.

Tradição, diversão e responsabilidade ambiental

O presidente da CCO, Paulo Chiodini, destaca que “com essas ações, a Prefeitura, o Samae e a Comissão Organizadora da festa reafirmam seu papel no fomento a práticas sustentáveis dentro de um dos maiores eventos culturais da região”.

A combinação entre tradição e responsabilidade ambiental reforça o caráter educativo da festa, que se consolida como referência em sustentabilidade entre os grandes eventos do Estado.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br