Cultura

Schützenplatz é marcada pelo reencontro depois de mais de dois anos

Desde novembro de 2019, na última Schützenfest, são mais de 2,5 anos sem um encontro formal da centenária tradição do tiro

03/05/2022

Reencontro. Assim pode ser traduzida em uma única palavra a Schützenplatz, a Schützenfest na Praça, o primeiro evento da Festa dos Atiradores que vai acontecer de 10 a 20 de novembro, no Parque de Eventos Ademar Duwe. A pandemia da Covid-19 suspendeu todas as atividades devido ao contágio, deixando por quase dois anos e meio as sociedades e clubes de tiro sem se encontrar.

Sim, desde novembro de 2019, na última Schützenfest, são mais de 2,5 anos sem um encontro formal da centenária tradição do tiro. A festa do reencontro aconteceu no sábado, na Praça Ângelo Piazera e no Calçadão. Muitos abraços, cumprimentos e a explosão de alegria, no meio de música típica, gastronomia, competição de tiro pássaro e a marcha de rei e rainha.

A Banda Euterpes animou a Schützenplatz. A festa começou com a marcha de representantes das 17 sociedades e clubes de tiro em busca do rei dos reis e da rainha das rainhas do tiro, Tiago Rafael Perin (Salão Barg) e Ináurea Reinke Schmidt (Independência), respectivamente, seguido do pronunciamento das autoridades, da comissão organizadora e da Associação de Clubes e Sociedades.

As rainhas da beleza, eleitas no final da Schützenfest 2019 estavam presentes. A rainha é Emanuelli Cristina Lunelli (Soc. Hansa Humboldt/Corupá), 1ª princesa Paloma Wulff (Soc. 25 de Julho) e 2ª princesa, Jéssica Luana Laube (da Associação Desportiva Guaramirim).

Elas vão representar e divulgar a festa em todos os momentos. Antes da Schützenfest haverá o desfile do Schützenbaum, no dia 10 de setembro e, no dia 20 de outubro, o evento Sons & Sabores, voltado à gastronomia que será servida durante a Festa dos Atiradores, de 10 a 20 de novembro.

Município entrará com ação na justiça contra Jean Wyllys

O ataque à Schützenfest e referência ao nazismo protagonizado pelo ex-deputado federal Jean Wyllys de Matos Santos, na semana passada, provocou uma reação em cadeia e manifestações de apoio vindas de vários quadrantes do Estado e do País, ante as palavras preconceituosas nas redes sociais.

O tiro desportivo é uma tradição milenar e à região chegou com os colonizadores alemães. É uma festividade cultural de importância catarinense e nacional, tanto que é a maior festa dos atiradores fora da Alemanha, de onde é originário.

Mas, Jaraguá do Sul não deixará passar a agressão em branco. O prefeito Jair Franzner anunciou durante a Schützenplatz, no sábado, que o Município vai entrar com uma ação na justiça de reparação – retratação pública – e também danos morais e difamação.

“Esse cara vai pagar caro, nos ofendeu e ofendeu a todos nós que fazemos e participamos dessa bonita festa, uma festa de família, de tradição. É mais um motivo para fazermos da 32ª Schützenfest, a maior da história”, desabafou. Em apoio, o público presente aplaudiu a decisão.

Fotos: F.J. Brugnago.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x