Brasil

Secretaria Nacional de Trânsito emite ALERTA para todos os brasileiros que possuem CNH

Os cidadãos que possuem a Carteira Nacional de Habilitação devem atentar-se às novas regras de uso do documento, evitando futuros problemas.

14/12/2022

Tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o sonho de grande parte dos brasileiros. Isto é, considerando as facilidades que o documento proporciona, em virtude dos problemas enfrentados considerando a necessida de uso frequente dos transportes públicos.

Neste sentido, a CNH passou por diversas mudanças que vão desde a forma física do documento, até as regras de uso. Porém, a grande maioria dos brasileiros ainda não sabe quais são as novas alterações.

Neste sentido, é extremamente importante entender quais são as novas regras do novo modelo da CNH, assim como quem é obrigado a trocar o documento pela versão mais atual.

 

Como baixar e fazer cadastro no aplicativo Identidade Digital?

Novas regras da CNH

Primeiramente, é importante mencionar que a CNH passou por diversas alterações, as quais visam proporcionar maior segurança tanto para os condutores, quanto para as autoridades de trânsito, em virtude da possibilidade de falsificação do documento.

 

De modo geral, as novas regras da CNH já estão em vigor desde o primeiro dia do mês de junho deste ano de 2022. Ou seja, já existem diversos condutores portando a versão atualizada do documento.

Leia mais em Como baixar e fazer cadastro no aplicativo Identidade Digital?

Dentre as atualizações, portanto, é possível notar mudanças tanto no aspecto físico da CNH, como nas informações dos condutores. Melhor dizendo, o novo modelo da CNH conta com as seguintes alterações:

  • Possibilidade de uso da versão digital e impressa;
  • CNH impressa em papel fluorescente (capaz de brilhar no escuro);
  • Informações visíveis apenas sob luz ultravioleta;
  • Presença de um holograma;
  • Informativos com a letra “P” para condutores que tiverem portando a carteira provisória e “D” para as definitivas;
  • Presença da ACC (Autorização pra Conduzir Ciclomotor) e código MRZ (Machine Readable Zone).
  • Cores verde e amarela mais predominantes no documento;
  • Assinatura abaixo da foto;
  • Quadro apontando os veículos que o condutor está apto a dirigir;
  • Quadro de observações para possíveis restrições médicas, como por exemplo.

A troca é obrigatória?

Bem, como citado no tópico anterior, o documento já está em vigor desde o mês de junho de 2022. Assim, diversos motoristas ainda estão em dúvidas em relação à obrigatoriedade da troca do modelo antigo para o novo, assim como as penalidades para quem permanecer com a versão antiga da CNH.

Contudo, de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Nacional de Trânsito, o novo modelo da CNH só é obrigatório nas seguintes situações:

  • Perda e/ou furto da CNH;
  • Vencimento do documento;
  • Necessidade de renovação;
  • Algum problema com o modelo antigo.

Além disso, caso os próprios condutores optem pela troca do documento, é possível buscar a nova versão através do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada região. Porém, a taxação e os valores da emissão serão completamente por conta do condutor.

Assim sendo, a troca para o modelo atual vai acontecendo de forma gradativa, considerando as condições mencionadas anteriormente. O foco está em proporcionar mais um tempo para que os condutores possam ter acesso ao novo documento.

Por fim, o novo modelo já está sendo um tanto quanto elogiado, considerando as mudanças físicas e a maior segurança evitando fraudes.

 

Conteúdo publicado por  Pronatec

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x