Nacional

Segunda dose da Janssen é recomendada, diz Ministério da Saúde

O Brasil recebeu, até agora, 6,6 milhões de doses de vacinas da Janssen

26/11/2021

Por

Segunda dose da Janssen é recomendada, diz Ministério da Saúde

Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica na última quinta-feira (25), orientando que os quatro milhões de brasileiros que se vacinaram com a vacina Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é de que seja utilizado o imunizante do mesmo fabricante.

De acordo com a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

O Brasil recebeu, até agora, 6,6 milhões de doses de vacinas da Janssen. No momento, cerca de dois milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Notícias relacionadas

x