Seis décadas e meia de tradição do patrimônio cultural do schützenverein
Em 1958 foi fundada a Sociedade Desportiva Independência com a finalidade de reunir os simpatizantes do movimento esportivo do tiro ao alvo
03/02/2023
O território do Jaraguazinho, no final do século XIX, foi local de assentamento dos imigrantes suábios do Danúbio, de nacionalidade húngara, alemã e pomerana. No transcorrer do século XX, a unidade dos grupos étnicos foi construída por diversas iniciativas, dentre as quais o entretenimento do lazer social, que possibilitou a organização de uma entidade associativista para a prática do tiro ao alvo.
Em 1958 foi fundada a Sociedade Desportiva Independência com a finalidade de reunir os simpatizantes do movimento esportivo do tiro ao alvo. Passados 65 anos de fundação, a entidade segue firme no seu propósito de difundir o patrimônio cultural das festas de rei, herança dos colonizadores.
No sábado, 28 de janeiro, aconteceu a tradicional festa de tiro ao alvo, da corte do ano de 2020, tendo como rei Dinei Draeger, 1º cavalheiro Raul Zick e 2º cavalheiro Ismar Butendorff. A Banda XV, de Blumenau, abrilhantou o evento noturno, que iniciou com a ritualística folclórica de busca das majestades (comandante Fernando Henn e bandeireiro Antônio Schmidt), sessão solene de homenagem, baile social e proclamação das novas majestades para o evento de 2024.
Durante o evento foi servido o jantar festivo, com o acompanhamento do strudel. Os convidados e associados participaram das competições de tiro ao alvo.
(Com a colaboração do historiador e youtuber Ademir Pfiffer)
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital