Tecnologia

Seis equipes de SC vão para o torneio nacional de robótica da FLL

Equipes de Concórdia, Timbó, Criciúma, Blumenau, Brusque e Rio do Sul conquistaram vaga na etapa nacional do torneio de robótica da First Lego League (FLL) que será realizada em São Paulo

11/02/2020

Por

Seis equipes de SC vão para o torneio nacional de robótica da FLL

Equipes de Concórdia, Timbó, Criciúma, Blumenau, Brusque e Rio do Sul conquistaram vaga na etapa nacional do torneio de robótica da First Lego League (FLL). Os classificados foram conhecidos no sábado (8) à tarde, no encerramento da fase regional da competição, realizada no Sesi em Jaraguá do Sul, que reuniu 200 estudantes de todas as regiões do Estado, desde sexta-feira.

“Temos um projeto, o Jaraguá Mais Saudável, que busca tornar a cidade mais produtiva, e vários projetos mostrados aqui estão alinhados a essa ideia, com aplicação factível. Com certeza estaremos bem representados na etapa nacional com as equipes classificadas”, destacou o gerente-executivo de Sesi e Senai, Jefferson Galdino.

A analista de desenvolvimento industrial do departamento nacional do Sesi, Izabel Cristina Alves de Sousa, comentou a importância do evento, que desafia escolas a repensarem a atualizarem seus currículos. “Esse aprendizado todo, conquistado no torneio, fica para vida. Carreguem com vocês”, disse.

Os estudantes foram avaliados em quatro categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição.

Outra avaliação importante é o Projeto de Inovação. É quando os estudantes apresentam uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. O projeto é apresentado para os outros competidores e o público visitante nos torneios de robótica, e é avaliado pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.

Disputas serão realizadas em São Paulo no início de março

A disputa nacional será realizada em São Paulo, de 6 a 8 de março, e reunirá 100 equipes de todo o país. Em Santa Catarina, 36 equipes de escolas públicas, privadas e da rede Sesi Senai participaram do torneio, representando 23 municípios. A realização do evento contou com o apoio de cem voluntários, entre eles, colaboradores da Weg e 50 juízes. Cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo evento realizado no Sesi local. Jaraguá do Sul se destacou também. Com trabalho em equipe, a XT100Fast Robots, escola Sesi Senai e na inspiração – J4R4, alunos da rede municipal de Jaraguá do Sul. No prêmio dos juízes (estrela iniciante), destacou-se a Robot’s Squad, da Escola Max Schubert.

Notícias relacionadas

x