Siga o JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região no Google
E veja as notícias de Jaraguá do Sul e região com destaque nas suas buscas.
Semana da Consciência Negra abre com exposição no Museu Histórico
Depois da cerimônia ocorreu a abertura da exposição "Raízes e Frutos da Negritude em Jaraguá do Sul"
Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra marca a história do Brasil como símbolo de resistência da cultura afrodescendente no país. Decretada oficialmente pela Lei nº 12.519, em novembro de 2011, a data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. A ocasião une vários segmentos sociais, para reivindicar mais espaço no âmbito das discussões e decisões políticas.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, 42,7% dos brasileiros se declararam como brancos, 46,8% como pardos, 9,4% como pretos e 1,1% como amarelos ou indígenas. Apesar da amostra ser auto declaratória, a população brasileira é majoritariamente negra. Dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 54% da população brasileira é negra.
Em Jaraguá do Sul, a Semana da Consciência Negra iniciou no sábado (19) e prossegue até o 26 com uma série de eventos. Promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e tendo parceria do Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi) e da Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Conejas), a programação do dia 19 foi no Museu Histórico Emílio da Silva, com uma cerimônia em homenagem ao Dia da Consciência Negra com a presença de representantes das entidades, autoridades municipais e convidados.
Falaram no ato a chefe do Museu, Ivana Cavalcanti, o museólogo Gustavo Voltolini, Luiz Fernando Olegar (Moconevi), Everaldo Soares (Conejas), a secretária de Cultura, Natália Petry e o prefeito Jair Franzner, destacando a importância da data e a dívida histórica que o Brasil tem com os afrodescendentes.
A história de Jaraguá do Sul – lembrou o prefeito Jair – começou com os 54 negros pioneiros da colonização que vieram com o fundador Emílio Carlos Jourdan, formando famílias que ajudaram no desenvolvimento da cidade há mais de 140 anos, junto com outros povos de diferentes etnias.
Conteúdos em alta

Grupo Oludum Sul será a atração da programação de sábado
Depois da cerimônia ocorreu a abertura da exposição “Raízes e Frutos da Negritude em Jaraguá do Sul”. Antes, teve apresentação da Dançar A2 Escola de Dança e o canto do pai nosso na língua yubá, de origem africana. A proposta da Semana da Consciência Negra é promover uma reflexão sobre questões raciais na região de Jaraguá do Sul, legitimando a importância da existência do povo negro para o município.
Durante a semana, a exposição pode ser visitada no horário de atendimento do Museu, no segundo piso. A mesma seguirá posteriormente para a Arena Jaraguá, Prefeitura e Sesc.
O fechamento da Semana será no sábado (26), na Praça Ângelo Piazera, com a presença do “Olodum Sul”, um braço do grupo Olodum, da Bahia, que mantém uma escola em Florianópolis. A Dançar A2 Escola de Dança e o Grupo Muzenza completam as atrações. Haverá praça de alimentação e cervejarias locais.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!