Educação

Semana da Língua Alemã é estendida até sexta-feira em Schroeder

Desde que começou a atuar na rede municipal como professora de alemão, em 2015, notou que a cultura e língua ainda eram fortes no município, mas não estavam muito valorizadas dentro das escolas

24/06/2021

Por

A Semana da Língua Alemã (Woche Der Deutschen Sprache), realizada de 12 a 20 de junho, foi estendida na Rede Municipal de Educação de Schroeder até sexta-feira (25), para atender o sistema híbrido. Já os alunos que aderiram ao sistema totalmente remoto, estão participando em casa e produzindo vídeos, enviados aos professores.

Para a professora de língua alemã Edeltraud Schulz da Rosa, idealizadora do projeto em Schroeder, esse é um dos momentos mais felizes do ano letivo. Há três anos, ela deu início às atividades voltadas à língua germânica nas duas escolas em que lecionava.

Desde que começou a atuar na rede municipal como professora de alemão, em 2015, notou que a cultura e língua ainda eram fortes no município, mas não estavam muito valorizadas dentro das escolas.

“Sempre que eu ia aos supermercados, ouvia as pessoas falando em alemão. Eu já sabia que tinha a Semana da Língua Alemã no Brasil, mas aqui em Schroeder não se comemorava essa data”, revela Edeltraud.

Em 2018, a professora elaborou e apresentou um projeto, solicitando autorização à secretária de Educação da época para fazer um dia voltado à cultura e à língua alemã. Iniciou em duas escolas – Clarice Jacobi e Sarita Rezende – e no ano seguinte foi estendido para todos os estabelecimentos da rede.

Em 2020, mesmo com a pandemia, a Woche Der Deutschen Sprache foi desenvolvida nas aulas remotas. A Semana da Língua Alemã acontece em todo o Brasil. Por meio das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, o evento conta com a cooperação dos consulados e parceiros culturais no Brasil.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x