Massaranduba

Semana destaca importância do aleitamento materno até seis meses

A amamentação nesta etapa da vida é essencial, pois o leite materno é o único alimento que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns

04/08/2022

Por

Semana destaca importância do aleitamento materno até seis meses

Divulgação

Celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022 é uma campanha global organizada pela Aliança Mundial para a Ação da Amamentação, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, que surgiu com a finalidade de promover a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida e continuada até pelo menos os dois anos de idade.

A amamentação nesta etapa da vida é essencial, pois o leite materno é o único alimento que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada, além de prevenir o surgimento de várias doenças na vida adulta.

Este ano, a campanha mundial tem como tema “Educação e Apoio” e se concentra no fortalecimento da capacidade de as pessoas envolvidas na prática que têm de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em diferentes níveis da sociedade.

Conforme dados do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, embora a prática da amamentação ter aumento no Brasil, sua duração ainda é menor do que a recomendada. Estudo realizado em 2019 apontou que a prevalência da amamentação exclusiva em menores de seis meses foi de 45,8%, mas ao final do primeiro ano de vida, apenas 43,6% das crianças estão sendo amamentadas.

A Organização Mundial da Saúde ressalta que o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecção respiratórias, diminui risco de alergias, colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade na vida adulta, além de proteger a mãe contra alguns tipos de câncer e ajudar na recuperação pós-parto.

Massararanduba fará rodas de conversas com gestantes e lactantes

Mulheres gestantes, ou que estão amamentando, estão sendo convidadas pela Secretaria de Saúde de Massaranduba para participarem de aconselhamento e apoio que se deve iniciar ainda, no pré-natal. As equipes de saúde têm um importante papel de orientação sobre aleitamento materno, em um diálogo aberto sobre o tema, mas respeitando o posicionamento dos pais.

Para estabelecer uma conexão mais próxima com as gestantes e lactantes, terá início no dia 5 de agosto o circuito de “Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno”, em Massaranduba. As Equipes de Saúde da Família estão planejando vários encontros especiais para conversar sobre o tema.

A Unidade Básica de Saúde Donato Petri (Massarandubinha) fará o encontro no dia 5 de agosto, sexta-feira; dia 11 na UBS Danilo de Toffel (Braço Direito); dia 12 na UBS Júlio Vegini (1º Braço); dia 18 na UBS Benjamin Constant e no dia 25 de agosto na UBS Dr. João Fadul, no Centro.

Todos começam às 14h. Gestantes e lactantes, de qualquer região do município, poderão escolher o local para participar, independentemente da territorialidade.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x