Sem categoria

Semana Lixo Zero terá limpeza com Samae e Associações de Moradores

Dez Associações de Moradores em conjunto com a União Jaraguaense das Associações de Moradores, serão parceiras do Samae, da Fujama e do Instituto Lixo Zero na primeira Semana Lixo Zero, programada para acontecer entre os dias 17 a 24 de outubro.

15/10/2019

Por

Semana Lixo Zero terá limpeza com Samae e Associações de Moradores

Dez Associações de Moradores em conjunto com a União Jaraguaense das Associações de Moradores, serão parceiras do Samae, da Fujama e do Instituto Lixo Zero na primeira Semana Lixo Zero, programada para acontecer entre os dias 17 a 24 de outubro. A parceria foi fechada na quinta-feira (10), durante encontro com as entidades no auditório da autarquia municipal, sob a coordenação das equipes de Qualidade e Meio Ambiente e de Resíduos Sólidos.

A reunião serviu para apresentação da proposta aos representantes das Associações de Moradores. De acordo com a engenheira sanitarista do Samae, Morgana Decker, o conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários.
Neste sentido, a proposta é que as entidades representativas levem aos seus bairros iniciativas que promovam a limpeza de ruas, praças, terrenos baldios, abrigos de passageiros e outros locais púbicos, ao mesmo tempo, trabalhar a conscientização dos moradores para evitar o acúmulo de lixo nestes locais.

Conforme Diogo Marcos Chiodini, Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, trata-se de uma semana para conscientização dos moradores afim de tornar a prática um hábito diário. “É importante que as pessoas despertem para a necessidade de não descartar o lixo em locais inadequados”, reforça. Ainda segundo ele, em torno de dez ações serão desenvolvidas em Jaraguá do Sul durante a Semana Lixo Zero, com várias instituições parceiras.

Ação não se trata do “bota fora” adverte o presidente do Samae

Os bairros que aderiram à campanha são a Barra do Rio Cerro, Ilha da Figueira, Jaraguá 99, Jaraguá 84, João Pessoa, Loteamento Souza, Tifa Monos, Vieira, Vila Lalau e Vila Lenzi, além da União Jaraguaense das Associações de Moradores. Outras Associações ainda podem aderir e promover iniciativas de limpeza, podendo acionar nos seus bairros toda a comunidade, desde voluntários, escolas, creches, clubes de mães e idosos, clubes esportivos, comércios e indústrias. Além da limpeza, a retirada destes materiais visa diminuir os riscos de proliferação de insetos, principalmente mosquitos, devido à proximidade do calor.

“Precisamos estar sempre atentos à questão do mosquito transmissor da dengue. Então, tudo o que pudermos fazer para evitar os criadouros será benéfico para toda a população”, destaca o presidente do Samae, Ademir Izidoro. Ele reforça que a iniciativa não é um bota fora e não serão coletados móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, dentre outros itens das residências das pessoas. Estes devem encaminhados ao Ponto de Entrega Voluntária, localizado próximo da Arena. A coleta dos materiais será feita pelo Samae, em parceria com as cooperativas de reciclagem, Prefeitura, Fujama e Ambiental.
A Semana Lixo Zero ocorre em diversos países e, no Brasil, em mais de 60 municípios.

Notícias relacionadas

x