Educação

SEMEC vai estruturar o Cecas e IFSC implantará projetos de pesquisa em Schroeder

O espaço é destinado à educação ambiental e estudos científicos

13/05/2022

Por

SEMEC vai estruturar o Cecas e IFSC implantará projetos de pesquisa em Schroeder

Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação se reuniu com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para tratar sobre o Centro de Educação Científica e Ambiental de Schroeder (CECAS). O espaço é destinado à educação ambiental e estudos científicos de física, astrofísica, robótica nas redes de ensino fundamental, médio e universitário, e oferece acesso ao planetário fixo, à trilha ecológica e ao jardim sensorial.

A secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, destaca que o objetivo foi dar início às atividades no CECAS. Segundo informou, a SEMEC se comprometeu com a estruturação do espaço, envolvendo aquisição de algum mobiliário, computadores e climatização do planetário.

“Essas compras nós vamos realizar, além de disponibilizar um profissional para ficar como responsável pelo local e o IFSC vai organizar os projetos de pesquisa desenvolvidos com estudantes de licenciatura em física”, antecipa.

Os trabalhos serão iniciados no CECAS no segundo semestre. O Centro foi construído no governo do prefeito Osvaldo Jurck e ocupa o espaço da antiga Escola Leonete Bauer Walz, no Bracinho, a 1,2 km da usina hidrelétrica. As dependências foram revitalizadas, ganharam acessibilidade e melhorias, tudo com recursos do convênio entre a Prefeitura de Schroeder e o Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados.

O Centro reúne num conjunto de aprendizagem, noções de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Seu projeto contempla um planetário digital projetado em um domo geodésico fixo, único no sul do Brasil com esse tipo de equipamento.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x