Geral

Seminário de Ecoformação compartilha trabalhos desenvolvidos no ano

Tais experiências são oriundas do Programa de Formação Continuada em Ecoformação, que começou a ser implantado em 2018, pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

06/11/2019

Por

Seminário de Ecoformação compartilha trabalhos desenvolvidos no ano

O Governo de Massaranduba por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo realiza nos dias 7 e 8 de novembro, o 2º Seminário Internacional de Ecoformação voltado para professores com polinização de escolas criativas. O evento tem por objetivo promover espaços para a socialização de experiências pedagógicas ecoformadoras desenvolvidas na educação básica da rede municipal de ensino, visando a interação com a comunidade, a valorização do protagonismo de gestores, docentes, estudantes e as transformações nas práticas pedagógicas e nos cenários de aprendizagem.

Tais experiências são oriundas do Programa de Formação Continuada em Ecoformação, que começou a ser implantado em 2018, pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Um número recorde de 400 inscrições foi registrado, pelo menos a metade de outras cidades.

A primeira etapa da programação acontece na quinta-feira a partir das 17h30min, na Sociedade Atiradores, com credenciamento, visitação da Mostra de Trabalhos Ecoformadores e a palestra às 19h30min com o professor doutor Raúl Domingo Motta, da Argentina, que falará sobre o tema “As políticas educativas entre o imprevisível e o complexo”.

Na sequência, as professoras Vera Lúcia de Souza e Silva, Marlene Zwierewicz e Vera Lúcia Simão abordarão “Ecoformação, metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores e Cenários Ecoformadores”. E a programação fecha com Círculos de diálogo: religar localmente e se compromete globalmente.

Mais de meia centena de projetos e 25 oficinas na programação

Na sexta-feira (8) na Escola Ministro Pedro Aleixo, em 18 espaços do estabelecimento, serão socializados 54 trabalhos de polinização de pesquisas e experiências de instituições e profissionais que protagonizaram uma educação transdisciplinar e ecoformadora. São três trabalhos por sala. Do total, 12 são de Massaranduba.

Na Pedro Aleixo, também, será realizado 25 oficinas no período da manhã, depois do café colaborativo. Todas as vagas estão ocupadas. À tarde, a programação será finalizada na Sociedade Atiradores, onde os secretários municipais de educação participarão de mesa redonda sobre os Impactos do Programa de Ecoformação Continuada e do Programa de Formação – Ação em Escolas Criativas em SC.

Trabalhos ecoformadores estarão expostos no local. Fabrício Cardoso, do Censupeg, vai palestrar sobre “O processo de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica e conclui com mesa redonda sobre Ensino, pesquisa e extensão na atuação da RIEC.

Notícias relacionadas

x