Jaraguá do Sul

Seminário discute Autismo e Inclusão Social nesta sexta

O evento é organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

25/08/2023

Com mais de 400 pessoas inscritas, acontece nesta sexta-feira (25) o 1º Seminário da Apae de Jaraguá do Sul: Autismo e a Inclusão Social. O evento é organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A programação inicia às 8h e segue até as 16h, no Centro Empresarial (Cejas). 

 As inscrições para o evento foram encerradas logo nos primeiros dias de abertura. “A grande procura mostra a relevância que o tema autismo tem na atualidade, quando assistimos a um crescimento enorme de diagnósticos para Transtorno de Espectro Autista”, aponta o deputado Vicente Caropreso, presidente da Comissão.

 O parlamentar explica que a sua comissão tem realizado vários seminários regionais sobre o tema. “Em parceria com Apaes, AMAs e outras instituições temos realizado um trabalho muito forte para levar informação de alta qualidade para pais, professores e demais profissionais que atuam na ponta, na orientação das famílias, no atendimento da pessoa com autismo”.

 

Palestras trazem profissionais qualificados para tratar sobre o tema

 

A programação inclui cinco palestras.  No período da manhã, o coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, David Crispin, vai abordar o tema “Inclusão Social e Quebra de Paradigmas”. Já a doutora em psicologia, Ana Carolina Wolff Motta, abordará o tema “Autismo, Inclusão e Anticapacitismo”.

No período da tarde, o neuropediatra Fábio Agertt vai falar sobre “A Contribuição do Neuropediatra para a Inclusão Social do Autista”. A programação segue com a participação da presidente da Federação das AMAs de Santa Catarina, Cátia Purnhagen Franzói. Ela falará sobre “Autismo em Minha Vida”. 

O evento se encerra com a palestra da ativista autista Cindy Dalfovo: “Esquisita demais para ser ‘normal’, ‘normal’ demais para ser autista: o diagnóstico tardio e meu lugar no mundo”.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x