Educação

Seminário Internacional de Ecoformação coloca município na vanguarda

A equipe organizadora comemora os resultados do evento e registra que o objetivo foi alcançado

20/11/2019

Por

Seminário Internacional de Ecoformação coloca município na vanguarda

Continua repercutindo o 2º Seminário Internacional de Ecoformação realizado nos dias 7 e 8 de novembro pela Secretaria de Educação de Massaranduba juntamente com as professoras formadoras Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia de Souza e Silva e Vera Lúcia Simão. Foram 392 inscrições de 20 cidades participantes.

A abertura contou com a presença das autoridades locais, bem como do palestrante Raúl Domingo Motta, que proferiu a palestra “As políticas educativas entre o previsível e o complexo”, onde chamou atenção para as profundas mudanças que a sociedade vem vivendo e as implicações educativas frente a essas transformações; na sequência as professoras formadoras abordaram sobre aspectos ecoformadores que estão se expandindo em Massaranduba.

No dia 8 o Seminário recebeu apresentações de trabalhos desenvolvidos por instituições que acreditam em uma educação transformadora. Foram 18 salas e 54 trabalhos apresentados, representando Centros de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universidade. Após os trabalhos, foram realizadas 25 oficinas com temáticas conectadas ao programa de Ecoformação, que contaram o apoio de várias instituições e profissionais. As atividades foram na Escola Pedro Aleixo.

Profissionais renomados enriqueceram a programação

No período da tarde do dia 8, o Seminário retornou à Sociedade Atiradores, onde aconteceu na véspera a abertura e teve uma mesa redonda envolvendo a secretária de Educação de Gaspar, Zilma Benevutti, secretário de Educação de Massaranduba, Cristiano Rodolfo Tironi, e a secretária executiva do Instituto Crescer, Sandra Mara de Andrade. Prosseguindo, teve a palestra com o professor Fabrício Bruno Cardoso, da Censupeg, abordando sobre “O processo de aprendizagem numa perspectiva neuropsicopedagógica”.

Para fechar o ciclo de palestras, a mesa redonda coordenada pela professora Marlene Zwierewicz com a presença da professoras Juliana Berg, Paula Alves de Aguiar, Giselia Antunes Pereira e do professor Raúl Motta. Durante os dois dias teve também atrações culturais, a Banda Municipal fez duas apresentações, mais a apresentação dos estudantes da Escola Bruno Linden com flauta doce, dos estudantes do Instituto Crescer com um teatro sobre a prevenção ao uso de drogas e o espetáculo “Onda de desperdício”, pela Univali.

A equipe organizadora comemora os resultados do evento e registra que o objetivo que era “promover espaços para a socialização de experiências pedagógicas ecoformadoras desenvolvidas na Educação Básica e no Ensino Superior, visando a interação com a comunidade, a valorização do protagonismo de gestores, docentes e estudantes e as transformações nas práticas pedagógicas e nos cenários de aprendizagem”, foi alcançado.

Notícias relacionadas

x