Cultura

SERC Nacional: folclore, tradição e cultura germânica e pomerana

Em Rega Alta, o schützenverein foi institucionalizado, somente na segunda metade do século XX, dado ao isolamento territorial

04/08/2022

Por

SERC Nacional: folclore, tradição e cultura germânica e pomerana

Ademir Pfiffer

A Sociedade Esportiva Recreativa Cultural Nacional, de Rega Alta, município de Pomerode, Rodovia Wolfgang Weege (Tifa Canudos), realizou no domingo (31) a festa de tiro ao alvo da estação de inverno. A Banda GBD, de Jaraguá do Sul, abrilhantou o evento da cultura germânica e pomerana.

As majestades foram Sigold König, com Waldemar Köpp e Elio Töwe (cavalheiros) e rainha – Lurdes Rux e princesas – Rosali Thomsen e Elsida Konell. Marguid Modro comandou a marcha.

O evento foi planejado durante os dias que sucederam a festa, sendo o cronograma marcado pela ritualística folclórica de busca das majestades, sessão de homenagem, competições de tiro ao alvo, almoço festivo – equipe de Luce Siewerdt Marcelino, Rio Cerro II -, tarde dançante e proclamação do resultado das competições de tiro.

São quatro décadas de tradição e difusão do patrimônio cultural do schützenverein, na comunidade de Rega Alta, em Pomerode. Teve uma expressiva presença de associados, como também do Aliança e Alvorada, que são próximas.

Em Rega Alta, o schützenverein foi institucionalizado, somente na segunda metade do século XX, dado ao isolamento territorial. Porém, no transcorrer dos tempos, no principal acesso a Serra de Pomerode/Jaraguá, foi gradualmente implantadas melhorias de infraestruturas como a pavimentação da rodovia Wolfgang Weege.

Hoje, a comunidade desfruta do ponto de sociabilidade, cuja sede se encontra instalada em meio ao Bioma da Mata Atlântica, tem patrimônio funerário, patrimônio religioso (templo luterano), patrimônio escolar, Monumento Washington Luís Pereira de Sousa, formando uma rica paisagem única e de referência da identidade da colonização dos povos não iberos, os alemães e pomeranos. (Com a colaboração de Ademir Pfiffer – Historiador)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x