Guaramirim

Serviço de Inspeção Municipal de Guaramirim teve trabalho intenso em 2021

Desde o final de 2018, Guaramirim conta com um abatedouro de animais e processamento de carnes bovinas e suínas privado

20/01/2022

Por

Desde o final de 2018, Guaramirim conta com um abatedouro de animais e processamento de carnes bovinas e suínas privado. O prestador de serviço atende os pequenos produtores da cidade e da microrregião. O Sistema de Inspeção Municipal realiza diariamente todo o processo de fiscalização, antes e depois do abate.

Todo animal abatido tem sua procedência atestada pela nota fiscal de produtor rural e pela Guia de Trânsito (GTA) emitida pelos órgãos reguladores e também é inspecionada pelo Sistema de Inspeção Municipal de Guaramirim (SIM), que garante a qualidade e sanidade dos produtos.

De acordo com o fiscal municipal Rogério José dos Santos, em 2021, foram inspecionados pelo SIM 981 animais, sendo 448 bovinos, 192 suínos e 334 ovinos. A fiscalização realizou 562 visitas a estabelecimentos durante o ano.

No abatedouro houve condenação de 28 fígados bovinos e 132 ovinos por fascíola hepática e um pulmão ovino com linfadenite caseosa. Foram condenados integralmente um ovino e um bovino, este com cisticercose.

Ação conjunta

Cidasc, Serviço de Inspeção Municipal, Polícia Militar, Ministério da Agricultura e Pecuária e Vigilância Sanitária realizaram em 2021 ação resultando na apreensão e condenação de produtos impróprios para o consumo humano. O estabelecimento recebeu auto de infração, auto intimação e prazo para cumprimento das exigências solicitadas.

De acordo com Rogério dos Santos, visitas de fiscalização em agroindústrias, caminhões frigoríficos, câmaras frigoríficas de açougues e supermercados totalizaram 562. “Mesmo com a pandemia, foi um ano de muito trabalho da fiscalização”, completa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x