Geral

Servidoras da Prefeitura de Jaraguá do Sul vão a Andaluzia, na Espanha

A viagem é bancada pelo Ministério da Saúde em função do Protocolo de Enfermagem adotado nos postos de Saúde do Município, um dos vencedores do prêmio Acesso Universal ao SUS na Atenção Básica

31/01/2020

Por

Servidoras da Prefeitura de Jaraguá do Sul vão a Andaluzia, na Espanha
Embarcaram nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, para Espanha, a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Silvia Curty, a supervisora das unidades de Saúde, Priscila Steffani, e a responsável por projetos, Rosana Mara da Silva. As profissionais permanecem na Europa até o dia 12 de fevereiro onde vão participar junto com representantes de outras 10 cidades do país de uma troca de experiência. 
 
A gerente de Saúde, Silvia Curty, ressalta a oportunidade de conhecer políticas públicas que dão certo na atenção básica e conta como será a permanência na Andaluzia. “Vamos poder compartilhar informações de projetos que deram certo nesses locais. Vamos conhecer de perto a estrutura oferecida na Espanha. É uma oportunidade de aprender e depois de implantar novos projetos em Jaraguá do Sul”, diz.
 
Durante os cursos, a equipe de Jaraguá do Sul também irá detalhar como foi o processo de implantação do Protocolo de Enfermagem, reconhecido como uma política de sucesso e que facilitou o acesso da população ao SUS. “Hoje Jaraguá do Sul não possui mais fila para atenção básica, no posto de saúde, o que é diferente de especialidade, tem gente que confunde. E conseguimos isso trabalhando de forma multidisciplinar, resgatando a lei do exercício da profissão de enfermeiro, de 1996. A medida deu certo, recebemos reconhecimento nacional e agora vamos dividir como foi essa experiência”, conta.
 
Para o prefeito Antídio Lunelli, o prêmio e o curso internacional são resultado de um trabalho de equipe, de servidores que foram buscar novas e melhores alternativas para atender a comunidade. Lunelli também lembrou que no início toda mudança gera um certo desconforto, mas ressaltou que sem coragem é impossível alcançar resultados diferentes. “Nossa equipe acreditou que podia fazer mais e melhor, superou as desconfianças iniciais e hoje a população começa a ver os resultados. A Saúde é sempre um desafio, sempre há muito para fazer, mas é inegável que avançamos”, disse.
 
Para o secretário de Saúde Alceu Moretti, o protocolo de enfermagem representou um dos maiores avanços no setor em Jaraguá do Sul. “E sem o empenho da nossa equipe, que se desafiou, foi buscar informação, se adaptou e reinventou, nada disso seria possível”, reconhece.

Notícias relacionadas

x