Massaranduba

Sessão da Câmara de Massaranduba lembra os 78 anos de criação da FEB

A FEB foi concebida em 9 de agosto de 1943 pela Portaria Ministerial 4.744

23/11/2021

Por

Sessão da Câmara de Massaranduba lembra os 78 anos de criação da FEB

F.J.Brugnago

A Câmara Municipal de Massaranduba realizou ontem, 22 de novembro, homenagem lembrando os 78 anos de criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e os expedicionários de Massaranduba. O ato aconteceu durante a sessão legislativa. A Força Expedicionária Brasileira foi a delegação militar enviada pelo Brasil à Europa para integrar as tropas dos países aliados – Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, Resistência Francesa e outros) contra as Potências do Eixo, formada pela Alemanha, Itália e Japão, durante a 2ª Guerra Mundial.

A FEB foi concebida em 9 de agosto de 1943 pela Portaria Ministerial 4.744, após o Brasil ter declarado guerra ao “Eixo” em agosto do ano anterior, por conta do afundamento de seis navios brasileiros da frota mercante por submarinos alemães. Com a formação da FEB, houve a convocação das tropas que seguiram para a Itália com pouco treinamento, mas ajudaram muito as forças aliadas em importantes conquistas no front, como também na retaguarda.

Dos soldados moradores da região de Massaranduba, que na época não era município, ainda, foram expedicionários Alfredo Weiss, Alois Leitold, Giovani de Toffol, Henrique Jacobi, Henrique Vegini, João Apolinário Francener, João Hafemann, José Mainka, Ladislau Lewandowski, Norberto Safanelli, Pedro Decker, Otto Eduardo Kuhn e Hilário Manoel de Souza.

A homenagem do dia 22 foi proposta pelo vereador Joanir José Lewandowski, filho de expedicionário, subscrito pelos demais colegas. Há três anos, foi criado em Massaranduba um momento aos expedicionários, defronte o Museu Municipal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x