Educação

Setembro Surdo terá programação na Escola São José em Guaramirim

O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda

16/09/2021

Por

Setembro Surdo terá programação na Escola São José em Guaramirim

Divulgação

O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. É comum encontrar vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens. Há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.

Por conta de tudo isso, setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como Setembro Azul. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, mas serve como força propulsora para mudanças.

O ano letivo de 2021 teve a implantação de turmas bilíngues em tempo integral em três unidades da rede estadual. A sala bilíngue da região foi aberta na Escola de Ensino Fundamental São José, bairro Rio Branco, em Guaramirim.

A iniciativa atende estudantes surdos do 1° ano do Ensino Fundamental, facilitando a apropriação dos conteúdos escolares na língua materna (Libras) e na modalidade escrita da Língua Portuguesa.

Por esse motivo a escola fará uma semana de comemorações aos surdos no mês de setembro. Na segunda-feira (20), abertura oficial da Semana em Comemoração ao Setembro Surdo, para comunidades surdas e ouvintes, das 19h às 21h30.

Será abordado o que é Setembro Surdo/Setembro Azul; O mundo sob outra perspectiva (e se fosse vocês) – língua de sinais, com a professora Sabrina Cidra. Em seguida, A importância da Associação dos Surdos com o presidente Paulo Sérgio Praxedes; Experiência de mãe ouvinte com filho surdo (Andréia Cristine Schork); experiência de uma família bilíngue (Leoni Cimardi) e finaliza com apresentação dos alunos.

No segundo dia (21, terça-feira), para alunos e professores da Escola São José, haverá dinâmicas com turmas matutina e vespertina. No dia 22, para turma bilíngue, das 13h às 17h, atividades internas e na quinta-feira (23) haverá gincana entre 13h e 17h.

E no último dia (24), durante o horário normal, o encontro terá surpresa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x