Brasil

Seu veículo foi roubado? É preciso pagar o IPVA? Entenda o que mudou

A resposta curta para essa pergunta é…

22/04/2023

A resposta curta para essa pergunta é não. Caso um veículo seja furtado ou roubado, o proprietário não tem a obrigação de pagar o IPVA do ano em curso, pois não está em posse do automóvel.

No entanto, é importante ressaltar que o proprietário deve comunicar o roubo ou furto à polícia e realizar o Boletim de Ocorrência (BO) para que fique registrado na documentação do veículo. Com esse registro, o proprietário fica isento da cobrança do IPVA.

Por isso, se você passar por um furto de veículo, a primeira coisa que deve fazer é se dirigir até a delegacia mais próxima. Então, no local você deve comunicar os detalhes do roubo para que a polícia possa tomar as medidas cabíveis.

Aliás, outro ponto muito importante é guardar uma cópia do documento de registro de ocorrência, pois, ele será necessário no caso de você receber cobrança pelo IPVA, dentre outras coisas.

Devido a isso, é necessário que o proprietário apresente o BO registrado e uma cópia do comprovante de pagamento do imposto. A saber, o procedimento pode variar de estado para estado. No entanto, geralmente é realizado por meio de um pedido de restituição junto à Secretaria de Fazenda ou órgão responsável pelo imposto.

No mais, é importante estar atento aos prazos para solicitação da restituição, que geralmente são de até cinco anos após o pagamento. Com isso, caso o proprietário não realize o pedido de restituição, o valor pago será destinado aos cofres públicos, sem possibilidade de reembolso.

Conteúdo por Noticias e Concursos

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x