Nacional

Sintomas de trato urinário inferior é identificado em pessoas na fase aguda da covid-19

Os dados foram apresentados neste domingo (12)

13/12/2021

Por

Sintomas de trato urinário inferior é identificado em pessoas na fase aguda da covid-19

REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados

Um estudo realizado com 255 adultos, sendo 138 homens e 117 mulheres, internados diagnosticados com covid-19 no Hospital das Clínicas em 2020, constatou casos descritos de sintomas de trato urinário inferior (LUTS) na fase aguda da doença. Os dados foram apresentados neste domingo (12), no 38º Congresso Brasileiro de Urologia, em Brasília.

Segundo a pesquisa, 88,4% dos homens e 90,6% das mulheres relataram a presença de ao menos um dos sintomas avaliados pelo questionário International Prostate Symptom Score (IPSS). O IPPS – desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – é baseado em oito perguntas e visa monitorar, diagnosticar e direcionar o tratamento de pacientes portadores de hiperplasia prostática benigna.

Os dados apontaram ainda, que os sintomas mais prevalentes foram noctúria (62,0%), que também é chamada de diurese noturna, e frequência miccional aumentada (50,2%). As outras notificações verificadas foram frequência por urgência (42,0%), esvaziamento incompleto (39,2%), jato fraco (29.8%), intermitência (29.4%) e esforço miccional (20.0%). A prevalência de LUTS moderados a graves ficou em 42.4%, tanto em homens quanto em mulheres.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x