Geral

Solenidade marca os 10 anos do gemellaggio com cidades da Itália

O fato aconteceu no sábado (27)

30/11/2021

Por

Solenidade marca os 10 anos do gemellaggio com cidades da Itália

F.J.Brugnago

A Câmara de Vereadores de Massaranduba realizou na tarde de sábado (27), sessão solene e homenagens para lembrar os 10 anos da assinatura oficial do gemellaggio entre Massaranduba e as cidades de Cencenighe Agordino, San Tomazo Agordino, Canale D’Agordo, Vallada Agordina e Falcade. A proposição foi do vereador Selezio Zapelini. A novidade é que a sessão foi transmitida em redes sociais, o que possibilitou conexão direta com a Itália e a mensagem passada ao vivo por Luca Luchetta, um dos principais nomes do gemellaggio, pelo prefeito de Cencenighe, Mauro Soppelsa e, por Oscar De Bona.

Da Itália, residentes em Cencenighe, participaram da sessão da Câmara Municipal, o casal Valter Ongaro e Maria Fontanive, em visita a amigos no Brasil. Ele representou Luca Luchetta no recebimento de placa alusiva aos 10 anos do gemellaggio.

O acontecimento foi lembrado pelo presidente do grupo pós-gemellaggio, José Valdir Ronchi, que fez um resgate do histórico da imigração, das atrizes que possibilitaram o reencontro das famílias mais de um século depois – Iria Tancon e Carla Andrich. Comentou também sobre o que foi feito nesse período e o que está sendo executado e planejado.

Carla foi o principal nome, por parte da Itália, que veio pioneiramente à região de Luiz Alves e Massaranduba reencontrar familiares de imigrantes, onde pode conversar e conhecer a situação como viviam à época. Foi-lhe prestada uma homenagem póstuma e uma preghiera (oração) em sua intenção.

O advogado e ex-vereador José Osnir Ronchi também se manifestou, assim como o ex-prefeito Dávio Leu, que durante o seu mandato se deu uma das etapas do gemellaggio. Para ele, o primeiro decêndio do gemellaggio foi em 2007 quando de evento realizado na Casa da Juventude, com a presença de autoridades italianas.

No entanto, o ato oficial se deu no dia 1º de setembro de 2011, na Itália. O prefeito Armindo Sésar Tassi disse da importância das etnias europeias na colonização de Massaranduba, citando a italiana, a alemã, a polonesa e a açoriana, principalmente. “Todos deram e continuam dando a contribuição ao nosso município em diferentes áreas, ajudando no desenvolvimento de Massaranduba”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x