Calendário divulga o patrimônio histórico edificado de Jaraguá
Foram dois mil os calendários impressos que terão distribuição gratuita
PMJS
A secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, recebeu o produto do projeto “Calendário 2022 – Contando o tempo pela arte das imagens”, que teve aporte financeiro do Edital de Apoio a Projetos Culturais 005/2018/Secel. O calendário conta com ilustrações de 12 edificações tombadas pelo Patrimônio Histórico e veículos antigos ligados à Associação Autos & Clássicos do Vale.
As casas foram selecionadas a partir do estilo arquitetônico, restauradas, conservadas ou ainda sem restauro, para incentivar o diálogo sobre o cuidado com os bens imóveis do patrimônio material edificado. Foram dois mil os calendários impressos que terão distribuição gratuita.
A secretária Natália Lúcia Petry enalteceu a iniciativa e disse que a equipe trabalha diariamente para fomentar a cultura, lembrando dos três editais lançados com recursos de cerca de R$ 500 mil, todos com base na Lei 14.017 (Aldir Blanc). Trata-se de auxílio emergencial para trabalhadores desta área, prejudicados pelas medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19.
O diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, falou da importância da divulgação dos imóveis tombados juntamente com os veículos antigos, constituindo o patrimônio histórico da cidade.
“É preciso dar visibilidade ao patrimônio material de um município, pois preservar a história é demonstrar respeito pelas próprias raízes”, explica.
O presidente da Associação Autos & Clássicos, Fagner Diego Engelmann, agradeceu o empenho da Secretaria, responsável pelo edital, e disse que há muitos pedidos para recebimento dos calendários.
Conteúdos em alta
“A Associação planeja participar de outros editais lançados pela Secel”, disse.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!