Tanto faz | 24/10/2025 | Atualizado em: 24/10/25 ás 10:58

Casarão antigo em Jaraguá do Sul esconde cafeteria aconchegante com clube do livro; conheça

PUBLICIDADE
Casarão antigo em Jaraguá do Sul esconde cafeteria aconchegante com clube do livro; conheça

Foto: Milene Langa

Entre as esquinas movimentadas do Centro de Jaraguá do Sul, um casarão antigo virou refúgio aconchegante para quem ama café, livros e arte. A Casa Barão tem o aroma inconfundível do grão recém-moído e passado, e estantes recheadas de obras literárias – uma cafeteria feita sob medida para quem busca desacelerar em meio à correria do dia a dia.

Só que este é mais do que um lugar para tomar café e folhear alguns livros, é um ponto de encontro para quem acredita que boas conversas, boa gastronomia e arte caminham juntas. Um dos diferenciais do casarão é o clube do livro, que reúne leitores e curiosos em encontros mensais para bate-papo e trocas de experiências riquíssimas.

Fachada da Casa Barão
Foto: Milene Langa

A arte também está por toda parte. Nas paredes, obras de artistas locais ajudam a contar a história do espaço e reforçam o propósito da Casa Barão: ser um lugar de expressão, criatividade e convivência. Cada canto tem um detalhe que inspira – como uma sala própria para quem ama jogar RPG.

Em meio a essa imersão cultural, os visitantes são convidados a provar o melhor da gastronomia afetiva do local. O cardápio da Casa valoriza receitas de família e sabores caseiros que despertam lembranças.

Cardápio com gostinho caseiro e afetivo

O menu é uma extensão da proposta do lugar: simples, acolhedor e cheio de histórias. A cafeteria aposta em comida feita com afeto, valorizando receitas de família e sabores que despertam lembranças. Em vez de pratos sofisticados, o foco está naquilo que é genuíno.

Entre os destaques está o bolo de milho preparado por Nair Laffin Fröhlich, de 72 anos, mãe da proprietária Naiara Fröhlich, que virou símbolo da casa. É o tipo de receita que passa de geração em geração e mantém viva a memória de quem cozinha por prazer. Outro sucesso é o pão artesanal, feito com receita de família.

Os colaboradores do local também ajudam a construir esse cardápio, contribuindo com receitas e lembranças pessoais.

Recentemente, a Casa passou a oferecer almoços com prato feito, trazendo sabores de diferentes regiões do Brasil. As receitas refletem as vivências de Naiara e o olhar da proprietária para a cozinha brasileira – afetiva e diversa.

O início da Casa Barão

O sobrado charmoso da Rua Barão do Rio Branco carrega o desejo e a sensibilidade de Naiara Fröhlich. Ela conta que o projeto nasceu de maneira inesperada: “Quando vi a casa no estilo dos anos 50, vazia, cheia de mato em volta e sem nenhuma placa de alugar, mandei para meu marido e disse: ‘Achei a casa onde quero construir meu sonho’”.

A conexão foi imediata. Desde então, a ideia de transformar o espaço em um ponto de encontro cultural começou a ganhar forma, respeitando a história da construção e as memórias que ela carrega.

Quadro da fachada da Casa Barão
Foto: Milene Langa

O ambiente é composto por móveis que mesclam modernidade e antiguidade, valorizando a construção original da casa. Para Naiara, “nossa Casa tinha que ter cara de casa, tinha que ter alma”, por isso cultura e arte são palavras que fazem parte da identidade da cafeteria.

Esse conceito vai desde a arquitetura da casa, até seus colaboradores: o gerente Calebe Nascimento, capista e artista visual, contribui com obras autorais que decoram as paredes do café e estão à venda.

O nome do espaço também surgiu naturalmente. Entre amigos, Naiara sempre se referia ao lugar como “a casa ali na Barão”, e a expressão acabou virando a identidade da cafeteria.

Quer participar do clube do livro? Saiba como!

Todos os meses, grupos de leitores se reúnem para conversar sobre um livro, trocar ideias e viver a experiência de leitura em um ambiente leve e acolhedor.

Cada grupo tem nove participantes e um mediador, garantindo encontros mais próximos e trocas reais. O clube funciona com um livro por mês, quatro encontros e ainda uma caixinha especial, que inclui o livro e uma “surpresinha” relacionada à leitura.

Os participantes podem escolher entre três modalidades:

  • Clubes em Português – R$ 99 por mês
  • Clubes em Inglês – R$ 159 por mês, com foco em leitura e conversação
  • Clubes Infantis – voltados a crianças a partir de 4 anos, com um livro novo a cada semana e atividades em família

Para se inscrever, basta acessar este formulário e escolher o tema e o período que mais combinam com você. Após o cadastro, a equipe entra em contato para confirmar a inscrição e informar a data de início dos encontros.

Oficinas de arte e sala de jogos de RPG

Além disso, a oficinas artísticas também fazem parte da programação da Casa Barão. Promovidas pelos funcionários que também são movidos a cultura e arte, as atividades são divulgadas no Instagram do café, @casabaraocafe, e é preciso ficar atento para não perder nada.

A cafeteria também abriga uma sala de jogos para os amantes de RPG. As seções acontecem às terças-feiras, durante a noite.

Horários de funcionamento

A Casa Barão fica na Rua Barão do Rio Branco, 456, no Centro de Jaraguá do Sul. A cafeteria funciona de terça a sábado, das 10h às 19h e, no domingo, das 14h às 18h.

Como isso impacta sua vida?

A Casa Barão é um exemplo de como espaços locais podem fomentar cultura, conexão e bem-estar. Em vez de ser apenas mais uma cafeteria, ela se tornou um ponto de encontro para quem busca pertencer. Para moradores de Jaraguá do Sul e região, é um lembrete de que, muitas vezes, é no simples que mora a transformação.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Bruna Friedel

Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br