Cervejaria lança rótulo com ingrediente que só existe em SC
Catarinense, artesanal e feito com algo que você provavelmente nunca provou. Foto: Aires Magão/Epagri
Cervejaria lança rótulo com ingrediente que só existe em Uma nova cerveja artesanal catarinense foi anunciada com um ingrediente raro e tipicamente sulista: o mel de melato da bracatinga, substância produzida a partir da seiva da árvore por insetos cochonilhas e processada por abelhas da região. Conhecido por suas propriedades antioxidantes e coloração escura, o mel de melato é encontrado quase exclusivamente em regiões do Planalto Sul Brasileiro, especialmente em Santa Catarina.
A novidade vem da cervejaria Ipuã, que lança uma nova leva da sua Russian Imperial Stout com mel de melato e um blend de cafés biodinâmicos das espécies arábica e robusta. Densa, escura e complexa, a bebida apresenta notas de chocolate e café, combinadas a ingredientes que prometem uma experiência sensorial intensa e diferenciada.
O que é o mel de melato da bracatinga?
O mel de melato da bracatinga é um tipo raro de mel produzido a partir de uma substância adocicada (melato) eliminada por cochonilhas que se alimentam da seiva da árvore bracatinga, típica do sul do Brasil. Coletado pelas abelhas, esse mel apresenta coloração escura, textura densa e alto teor de minerais, compostos bioativos e potencial antioxidante. Ao contrário dos méis florais, tem baixa cristalização e é muito valorizado por suas propriedades funcionais e origem ligada à biodiversidade do Planalto Sul Brasileiro.
Esse tipo de mel possui menos frutose e glicose do que os méis florais, o que evita sua cristalização natural. É um ingrediente raro e valorizado, reconhecido por suas propriedades funcionais e seu vínculo com a biodiversidade regional.
Receita aposta na combinação de ingredientes regionais
Além do mel raro da bracatinga, a receita traz um diferencial com o uso de grãos especiais de café cultivados com técnicas sustentáveis. A combinação dos elementos naturais cria uma cerveja encorpada, com doçura equilibrada, acidez baixa e alto potencial aromático.
Segundo os criadores, a escolha dos ingredientes tem relação direta com o terroir de Santa Catarina, valorizando os produtos locais e propondo uma nova forma de consumo mais conectada à origem dos insumos.
Conteúdos em alta
Cerveja não estará em mercados: vendas só por WhatsApp
Diferente de outras cervejas artesanais que ganham espaço em prateleiras de supermercados, essa edição especial da cervejaria Ipuã será vendida exclusivamente por WhatsApp ( 48 99132-5531). O próprio ex-governador Carlos Moisés, um dos nomes por trás do projeto, divulgou o número para pedidos diretos com a transportadora.
A distribuição direta visa manter a exclusividade do produto e criar um relacionamento mais próximo com apreciadores e colecionadores de cervejas especiais.
Como isso impacta sua vida?
A cerveja da Ipuã com mel de melato da bracatinga não é apenas uma novidade para quem aprecia bebidas artesanais, mas também uma forma de valorizar a biodiversidade e os produtos exclusivos de Santa Catarina. Com vendas diretas e ingredientes regionais, o projeto mostra como a produção local pode ganhar destaque nacional e se conectar a um consumo mais consciente.
Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão