Saiba como funcionam as regras de embarque e desembarque durante a Schützenfest
Foto: PMJS/Divulgação
Durante a 35ª edição da Schützenfest, a Prefeitura de Jaraguá do Sul voltou a alertar motoristas para o cumprimento das normas de embarque e desembarque em frente ao Parque Municipal de Eventos. A orientação, emitida pela Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, busca garantir a segurança dos pedestres e a fluidez do tráfego nos arredores da festa.
A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar, que definiu áreas específicas para cada tipo de transporte e reforçou o controle no entorno do evento.
Áreas definidas para cada modalidade de transporte
Os locais de embarque e desembarque estão devidamente sinalizados e divididos por categorias. O ponto geral deve ser utilizado após a faixa de pedestre, no sentido bairro/Centro, em frente à Secretaria de Educação. Já os táxis têm espaço reservado antes da faixa de pedestres, no mesmo sentido. Os carros de aplicativo devem parar antes da área destinada aos táxis.

Para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência (PcD), foi disponibilizado um local dentro do próprio parque, com entrada pelo portão principal, ao lado do ponto de ônibus. O acesso é monitorado pela Polícia Militar para garantir o uso adequado.
Condutores devem respeitar o sentido do tráfego
Quem chega à Schützenfest no sentido Centro/bairro deve fazer o retorno na rotatória do Curtume, próxima ao Komprão, antes de acessar as áreas demarcadas para embarque ou desembarque. A medida busca evitar congestionamentos e garantir que o fluxo na via principal não seja comprometido.
Isolamento e fiscalização para evitar irregularidades
De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Gilmar Marietto, a regulamentação é fundamental diante do grande número de visitantes que circulam pelo local.
Conteúdos em alta
“Também percebemos que parte do pessoal estava estacionando sobre a ciclofaixa ou até mesmo sobre a calçada e colocando as pessoas que estavam ali na frente do parque de eventos em risco. Por isso, a PM colocou cones de isolamento, sobre ciclofaixa, para que ninguém possa mais parar ali”, explicou.
A Prefeitura reforça que o respeito à sinalização e às áreas determinadas contribui diretamente para a segurança dos frequentadores e para o bom andamento da festa.