Vai visitar a Expo 150? Veja as atrações do evento neste fim de semana em Jaraguá do Sul
Foto: Divulgação/PMJS
A Expo 150 já está movimentando o Parque Municipal de Eventos e promete um fim de semana repleto de atrações para moradores e visitantes. Em comemoração aos 150 anos de Jaraguá do Sul, o evento reúne palestras, debates, apresentações culturais, gastronomia, feira de adoção de animais, atividades para crianças e espaços interativos com entrada gratuita.
A programação segue até domingo (5) e oferece opções para todas as idades, unindo lazer, conhecimento e experiências que valorizam a história e o futuro do município.
Debates sobre o futuro de Jaraguá do Sul
Quem busca conhecimento encontrará uma programação intensa na Arena de Conteúdo ao longo dos dois dias.
No sábado (4), os painéis abordam temas ligados ao empreendedorismo, cultura, esporte, turismo, liderança feminina e planejamento urbano. O dia começa às 9h com o painel “Momento Sebrae: o empreendedorismo como Legado e Futuro” e termina às 19h com a exibição do documentário “Sinfonia da Cidade”.

Entre os destaques também estão os debates “O futuro de Jaraguá do Sul”, “Turismo como economia do futuro de Jaraguá do Sul” e “Planejamento de Jaraguá do Sul para os 200 anos”.
No domingo (5), a programação será voltada à sustentabilidade, inovação e impacto social. Às 9h acontece o painel “Sustentabilidade e Circularidade”. Em seguida, às 10h, o Pitch Novale apresenta startups do ecossistema de inovação de Jaraguá do Sul com projetos nas áreas de tecnologia, inteligência artificial, sustentabilidade e eficiência energética.
Conteúdos em alta
Às 14h, o painel “O impacto social no desenvolvimento de Jaraguá do Sul” reúne Florilda Donini, Laurita Weege e Miriam Voigt Schwartz para compartilhar experiências sobre voluntariado, filantropia e participação comunitária.

>> Confira a programação completa de palestras: Expo 150 terá mais de 30 palestras gratuitas
Gastronomia reúne mais de 40 opções
Um dos espaços mais movimentados da Expo 150 é a Praça Gastronômica, que reúne dez empreendimentos associados à CDL e seis cervejarias artesanais de Jaraguá do Sul.
O público encontrará opções para todos os gostos, desde pratos típicos até lanches e sobremesas. Entre os expositores estão Pizza em Casa, Crepes da Praça, Hot Dog, Batata Recheada, Casa Rux Café e Sobremesas, Restaurante Boa Vista, com pratos típicos, Hamburguer, Churrasco, Casa da Nonna e Sr. Churros.

Além disso, quem aprecia cervejas artesanais poderá conhecer os rótulos das cervejarias Stannis, Karsten, Maestro, Königs, Croceta e Cherokee, todas produzidas em Jaraguá do Sul.
A praça gastronômica também oferece opções vegetarianas, sem glúten e sem lactose. A estrutura coberta fica ao lado do Palco Arte e Cultura, permitindo que os visitantes acompanhem gratuitamente as apresentações musicais enquanto aproveitam as refeições.
Segundo a organização, o ticket médio das refeições é de aproximadamente R$ 35, enquanto os chopes têm preço sugerido de R$ 17.
Além da variedade gastronômica, a praça tem caráter solidário: 15% de toda a arrecadação será destinada, em partes iguais, a oito instituições beneficentes de Jaraguá do Sul.
>> Leia também: Expo 150 em Jaraguá do Sul transforma cada refeição em doação
Cultura durante todo o fim de semana
A programação artística também é um dos destaques da Expo 150.
No sábado (4), o público poderá acompanhar:
- 10h às 11h30 – Oficina de Artes Visuais;
- 14h às 15h – Banda Dropout;
- 15h às 16h – Mery Petty, Família Kasperl e venda de dedoches;
- 18h às 19h – Débora Ameline, com o espetáculo Pontes Sonoras;
- 19h às 20h – Grupo de Palhetas Duplas da SCAR;
- 20h às 21h – SCAR Jazz Big Band.
Já no domingo (5), as atrações culturais serão:
- 9h às 10h – Banda Rivo Rock;
- 10h às 11h – Banda Pane no Sistema;
- 14h às 15h – Banda MPB+;
- 15h às 16h – Coral e Orquestra Jovem, encerrando a programação cultural da Expo 150.
As famílias que visitarem a Expo 150 também encontram um espaço dedicado às crianças, com atividades e atrações durante toda a programação.
Feira de adoção e atrações da Fujama
Quem passar pelo estande da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) no sábado (4), entre 9h e 12h, poderá participar de mais uma feira de adoção de animais.
Estarão disponíveis seis cães adultos, já castrados, vacinados, vermifugados e com microchip, além de seis filhotes de gato. Para adotar um animal é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência em nome do tutor.
O espaço da Fujama também apresenta parte do trabalho desenvolvido na preservação ambiental do município, incluindo ações de resgate da fauna, monitoramento de animais silvestres por armadilhas fotográficas, exposição de animais taxidermizados e distribuição de mudas frutíferas nativas.
Jogo do Brasil também faz parte da programação
Quem for à Expo 150 neste domingo (5) poderá acompanhar Brasil x Noruega sem deixar o evento. A partida, marcada para as 17h, será transmitida no domo geodésico, com capacidade limitada, e também nos telões instalados na praça de alimentação, garantindo que o público acompanhe todos os lances da Seleção Brasileira.
Como participar
A entrada para a Expo 150 é gratuita, assim como o acesso aos espaços de exposição, praça gastronômica, atrações culturais e shows.
As palestras realizadas no domo geodésico exigem inscrição antecipada devido ao número limitado de vagas. As inscrições e o mapa completo do evento estão disponíveis na Landing Page Oficial da Expo 150.
Confira o mapa do evento:

Serviço
- O quê: Expo 150
- Quando: sábado (4) e domingo (5 de julho)
- Horários: sábado, das 9h às 23h; domingo, conforme programação oficial
- Onde: Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul
- Entrada: gratuita (palestras mediante inscrição via Sympla)
Como isso impacta sua vida?
A Expo 150 reúne atrações para diferentes públicos em um único espaço. Quem pretende visitar a festa neste fim de semana poderá escolher entre palestras, apresentações culturais, gastronomia, atividades para crianças, ações ambientais e espaços interativos, além de acompanhar iniciativas que ajudam a contar a história e discutir os próximos passos de Jaraguá do Sul.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.